Topo

Temer cancela agenda e diz a parlamentares que "não vai cair"

24.abr.2017 - O presidente Michel Temer - Pedro Ladeira/Folhapress
24.abr.2017 - O presidente Michel Temer Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

18/05/2017 10h07Atualizada em 18/05/2017 10h47

O presidente, Michel Temer, acaba de cancelar sua agenda oficial para esta quinta-feira (18). Segundo a assessoria do Planalto, não houve cancelamento, mas, sim, "alteração" --o presidente se dedicará a "despachos internos" em vez de manter reuniões durante todo o dia com parlamentares.

Conforme o UOL apurou, assessores próximos ao presidente se reuniram para avaliar se Temer fará pronunciamento em rede nacional defendendo-se das acusações de que teria dado aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Temer tentou manter a normalidade dos trabalhos no gabinete. Chegou antes das 8h no Palácio do Planalto e cumpriu o primeiro compromisso político com a bancada do Acre no Congresso.

Reunião no Planalto

A um grupo de parlamentares Temer afirmou que não irá deixar o cargo. "Não vou cair", disse Temer, segundo relato feito à Reuters pelo senador Sérgio Petecão (PSD), coordenador da bancada do Acre no Congresso que cumpriu agenda com o presidente na manhã de hoje.

Essa expressão, conforme o senador, foi repetida várias vezes durante a conversa com os parlamentares.

Para um assessor do Planalto, o momento é de esperar a revelação do áudio em que Temer teria dado aval à compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do operador Lúcio Funaro, ambos presos na Operação Lava Jato.

Segundo o interlocutor, membros do governo e da própria base aliada não podem "tomar ações precipitadas", como entregar cargos ou se colocar a favor de um eventual impeachment.

"Agora é analisar, ver como fica e qual o tamanho dessa crise toda. Mas, o fato é que nenhuma solução será boa para o governo. O governo vai perder de qualquer maneira", avaliou.

Núcleo duro sai em defesa do governo

Os ministros do chamado "núcleo duro" do presidente Michel Temer gravaram vídeos para as redes sociais na madrugada desta quinta-feira, 18, fazendo a defesa do governo e dizendo que o País não pode parar.

A estratégia foi usada para rebater as acusações de que Temer teria dado aval para compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conforme acusou o executivo da JBS, Joesley Batista, em sua delação premiada.

Os vídeos foram gravadas por volta das 1h30 desta quinta-feira no Palácio do Jaburu, residência oficial de Temer. O presidente, que na quarta se manifestou por nota negando a versão do empresário, ainda não gravou, mas, segundo fontes do Planalto, o fará "no momento oportuno".

Compra do silêncio de Cunha

Joesley Batista, dono da JBS, afirmou à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o presidente Michel Temer (PMDB) deu aval à compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB) e do operador Lúcio Funaro, ambos presos na Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo" nesta quarta-feira (17).

Temer ouviu do empresário Joesley Batista, da JBS, que ele estava dando a Eduardo Cunha e Lúcio Funaro, um dos operadores da Operação Lava Jato, mesada para que eles se mantivessem calados. O presidente, segundo o empresário, responde: "Tem que manter isso, viu?"

Ainda de acordo com o jornal, a conversa entre Joesley e Temer teria acontecido no dia 7 de março no Palácio do Jaburu. O empresário teria gravado a conversa com um gravador escondido. A filmagem do pagamento de propina faz parte do que se costuma chamar de ação controlada, forma excepcional de investigação policial.

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou, em nota divulgada pelo Palácio do Planalto na noite desta quarta-feira (17), que "jamais solicitou pagamentos para obter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha" e negou ter participado ou autorizado "qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar".

O comunicado foi divulgado horas após a publicação de reportagem do jornal "O Globo".

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Temer confirmou a aliados que havia sabido da mesada a Cunha e que não havia apresentado objeção.

*Com informações da Reuters