Após ser Trending Topic, Gilmar Mendes volta ao Twitter e se diz 'observador'

Do UOL, em São Paulo

  • Marlene Bergamo/Folhapress

Após dar o quarto voto que absolveu a chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, presidente do TSE, voltou a se manifestar em uma rede social. Ele disse que acompanhou as discussões, mas achou melhor apenas atuar como observador.

"Volto ao Twitter depois de uma semana intensa, quando os olhos de toda a sociedade se voltaram ao TSE. Acompanhei as discussões que aqui aconteceram, mas achei por bem ser apenas observador", resumiu, sem dar mais detalhes.

A manifestação do ministro acontece após dar opolêmico voto de desempate no julgamento e se tornar o assunto mais comentado do Twitter no Brasil e no mundo na sexta-feira (9).

Votação no TSE

Em seu voto, ele argumentou que era preciso interpretar a legislação considerando o quadro institucional do país. "Claro que não devemos nos colocar como avestruzes, claro que não devemos esquecer a realidade, mas temos que interpretar a constituição à luz da realidade institucional. É de um mandato outorgado pelo povo que se cuida. É disso que se cuida. É de um mandato presidencial", disse Mendes.

O voto de Mendes desempatou o julgamento e absolveu a chapa Dilma-Temer, livrando o presidente Michel Temer da cassação.

Veja trechos do voto de Gilmar Mendes

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos