Topo

Por festas juninas, Câmara dos Deputados tem um dia só de trabalho na semana

20.jun.2017 - Painel eletrônico da Câmara mostra a presença de 278 deputados. Ao todo, a casa é composta de 513 - Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
20.jun.2017 - Painel eletrônico da Câmara mostra a presença de 278 deputados. Ao todo, a casa é composta de 513 Imagem: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

20/06/2017 21h40Atualizada em 21/06/2017 12h14

Na Câmara dos Deputados, a semana começou e acabou na terça-feira (20). O presidente em exercício da Casa, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), não convocou sessões deliberativas, com votações, para esta quarta (21) e nem para esta quinta (22). Hoje, não houve sequer a habitual reunião de líderes, que geralmente acontece às terças.

Primeiro vice-presidente da Câmara, o peemedebista assumiu o comando da Casa na segunda-feira (19), quando o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) passou a exercer a Presidência da República em razão da viagem oficial do presidente Michel Temer (PMDB) à Rússia.

De acordo com a assessoria de imprensa de Ramalho, ele apenas deu prosseguimento ao acordo que já havia sido fechado pelos líderes na semana passada.

Procurada pela reportagem, a assessoria de Maia informou que a Mesa Diretora havia decidido que as sessões nesta e na próxima semana fossem de segunda a quarta, por causa dos festejos de São João, como acontece "todo ano" a pedidos da bancada do Nordeste.

Na segunda, no entanto, não houve quórum suficiente nem para a abertura de sessão de debates, sem votações.

A última vez que não houve sessão deliberativa na Câmara numa quarta-feira, considerado o dia mais nobre e quando geralmente é registrada a maior presença de parlamentares no Congresso Nacional, foi no último dia 1º de março. Era quarta-feira de Cinzas. Na ocasião, os deputados emenderam o feriadão e também não trabalharam na quinta.

Na agenda da Câmara desta quarta, estão previstas reuniões em comissões e também uma sessão apenas com debates no plenário.

Senado 

Os senadores, por sua vez, têm sessão de votação marcada para esta quarta. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa realizou uma sessão para a apresentação do relatório da reforma trabalhista do senador Romero Jucá (PMDB-RR).