Topo

Sérgio Sá Leitão é o novo ministro da Cultura

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

20/07/2017 11h28

O novo ministro da Cultura será Sérgio Sá Leitão, informou nesta quinta-feira (20) a Presidência da República. O convite foi feito e aceito hoje.

"Com ampla e reconhecida experiência na área cultural, o Senhor Sergio Sá Leitão tem uma trajetória profissional que inclui, além de ser diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), ter ocupado a posição de Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e ter sido Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro", informou a Presidência por meio de comunicado.

Segundo apurou o UOL, havia uma preferência por nomes técnicos para o ministério. Isso porque, teoricamente, é uma pasta mais especializada e com maior sensibilidade quanto ao currículo do escolhido. A Cultura ainda sofre forte influência da classe artística, por exemplo.

O Ministério da Cultura estava com o cargo vago desde 18 de maio, quando o então titular Roberto Freire pediu demissão. Freire é presidente do PPS, partido que decidiu desembarcar da base aliada dias após a revelação da delação premiada de executivos da JBS ao MP (Ministério Público), que desencadeou crise política no país.