Topo

Após manobra da oposição, aliados de Temer conseguem novo quórum para votar denúncia

2.ago.2017 - Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
2.ago.2017 - Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília Imagem: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

02/08/2017 14h00Atualizada em 02/08/2017 16h12

Após uma manobra da oposição conseguir encerrar a primeira sessão do dia sem a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), a base do governo conseguiu reunir, pela segunda vez, o número mínimo de deputados para dar início à votação.

Por volta das 15h15, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que haviam 343 deputados no plenário. Era preciso no mínimo 342 para começar o processo de votação.

A estratégia de deputados da oposição de alongar a sessão da manhã desta quarta-feira (2) na Câmara dos Deputados, por meio de discursos e votação de requerimentos, conseguiu atrasar a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB).

A manobra da oposição alongou a duração da sessão, iniciada às 9h, até as 14h sem que fosse iniciada a votação. Com isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), teve que abrir uma nova sessão, o que obrigou a recontagem do quórum. Por volta das 15h, os líderes partidários orientavam suas bancadas quanto ao requerimento de retirada de pauta da análise da denúncia contra Temer. Enquanto partidos governistas indicavam o voto não, os de oposição registraram obstrução.

Pela manhã, os partidos da base haviam conseguido o quórum necessário para votar a denúncia, com mais de 342 deputados registrando presença no plenário.

A segunda sessão do dia foi reaberta com 84 deputados registrando presença. Se a votação for iniciada, a sessão não pode mais ser interrompida.

A Câmara decide nesta quarta-feira sobre a autorização para que o STF (Supremo Tribunal Federal) possa analisar a denúncia por corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB) apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Se a Câmara der aval ao processo e o Supremo receber a denúncia, Temer se torna réu e fica afastado temporariamente do cargo. Se condenado, ele pode perder o mandato.

A sessão foi iniciada às 9h. O relator do parecer contrário à denúncia na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), e o advogado de Temer, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, tiveram 25 minutos para se manifestar no plenário.

A denúncia contra Temer na Câmara

UOL Notícias

As suspeitas contra Temer

O presidente passou a ser investigado a partir das delações premiadas da JBS. O empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo, gravou sem o conhecimento de Temer uma conversa com o presidente no palácio do Jaburu, em 7 de março.

No diálogo, Temer aparentemente indica Rocha Loures como seu homem de confiança com quem Joesley poderia tratar de interesses da JBS no governo.

Posteriormente, Loures foi flagrado pela Polícia Federal recebendo uma mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS, com quem, segundo as investigações da Procuradoria, teria negociado propina que poderia chegar ao valor de R$ 38 milhões.

Para a Procuradoria, Rocha Loures atuou como um intermediário de Temer, tanto na negociação quanto no recebimento da propina.

O que diz o presidente

Temer tem negado as acusações contra ele. O presidente chegou a afirmar que a denúncia seria uma peça de “ficção”, baseada em “ilações” feitas pela Procuradoria.

A defesa de Temer contratou o perito Ricardo Molina, que elaborou um laudo afirmando que o áudio de Joesley Batista não poderia ser usado como prova, por conter uma série de interrupções que não permitem reconstituir o diálogo por inteiro, além de não ser possível garantir que a gravação não foi editada.

Perícia realizada pela Polícia Federal afirmou que o áudio não tem sinais de edição e que as interrupções são compatíveis com o sistema do gravador utilizado, que para e retoma a gravação ao detectar som no ambiente.

A defesa de Rocha Loures tem dito que o recebimento da mala de dinheiro “segundo afirmam, decorreu de armação de Joesley Batista”, afirmou o advogado Cezar Bitencourt, em nota.