Topo

Brasil está "consternado" com ataque terrorista em Barcelona, diz Michel Temer

17.ago.2017 - Polícia isola área onde furgão atropelou pedestres em Barcelona - PAU BARRENA/AFP
17.ago.2017 - Polícia isola área onde furgão atropelou pedestres em Barcelona Imagem: PAU BARRENA/AFP

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

17/08/2017 17h11Atualizada em 17/08/2017 17h23

O presidente da República, Michel Temer (PMDB), escreveu na tarde desta quinta-feira (17), em seu perfil oficial no Twitter, que o Brasil está “consternado” com o ataque terrorista ocorrido em Barcelona, na Espanha. Na mensagem, Michel Temer também afirma que o país se solidariza com os espanhóis e presta sentimentos à família das vítimas.

“Estamos consternados com o ataque em Barcelona. O Brasil se solidariza com o povo espanhol. Nossos sentimentos à família das vítimas”, escreveu o presidente.

O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado na região central de Barcelona nesta quinta, quando uma van atropelou dezenas de pessoas. Segundo autoridades, 13 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas --ao menos 15 em estado grave. O ataque ocorreu nas Ramblas, um calçadão de pedestres e importante ponto turístico da cidade.

Dois suspeitos foram presos em ligação com o ataque, informou o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont. O motorista teria acelerado a van em direção à multidão por cerca de 500 m em uma área muito frequentada por turistas por volta das 17h (hora de Barcelona). Autoridades agora buscam por um segundo furgão que teria sido usado.

Governo brasileiro condena ataque

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota em que condena “veementemente” o ataque terrorista. Segundo o texto, “o Brasil reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação, ao mesmo tempo em que expressa, consternado, seu sentimento de pesar às famílias das vítimas e estende votos de plena e rápida recuperação aos feridos”.

Segundo o ministério, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas. O governo informou que o Consulado-Geral do Brasil na cidade segue monitorando a situação, e o núcleo de assistência a brasileiros do Ministério das Relações Exteriores está à disposição para informações e esclarecimentos.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. De acordo com o ministério, nos demais horários, estão disponíveis o telefone +55 61 98197 2284, no Brasil, ou +34 659 078 057, do plantão do Consulado-Geral do Brasil em Barcelona.