Topo

"Pensamento único só no partido comunista", diz presidente do PSDB após polêmica com vídeo

18.ago.2017 - Tasso Jereissati e João Doria durante evento em Fortaleza - Thays Lavor/Colaboração para o UOL
18.ago.2017 - Tasso Jereissati e João Doria durante evento em Fortaleza Imagem: Thays Lavor/Colaboração para o UOL

Thays Lavor

Colaboração para o UOL, em Fortaleza

18/08/2017 13h59Atualizada em 18/08/2017 14h10

Ao lado do prefeito de São Paulo, João Doria, e um dia após a propaganda partidária obrigatória do partido dividir os tucanos, o presidente do PSDB, Tasso Jereissati, afirmou que o partido não está não rachado e que assume toda a responsabilidade pela produção do programa.

“O partido não está dividido. Todos os partidos hoje são rachados no sentido de terem posições divergentes. Não tem pensamento único, pensamento único só no partido comunista", disse.

No programa do PSDB exibido nesta quinta-feira (17), em rede nacional de rádio e TV, o partido reconhece como erro seu próprio fisiologismo e faz críticas diretas ao governo do presidente Michel Temer (PMDB).

Três dos quatro ministros tucanos criticaram o programa. No Palácio do Planalto, o vídeo foi visto como um "tiro no pé" por auxiliares do presidente, que classificaram a peça de "ridícula".

Em dez minutos de programa, o PSDB faz uma autocrítica por ter "aceitado o fisiologismo" e define Temer como um presidente que "enfrenta dificuldade de governar e unir o País". A peça também defende a adoção do parlamentarismo no Brasil, bandeira do partido.

"O presidencialismo de cooptação que vigora no Brasil faliu, tendo gerado crises sucessivas e muita instabilidade política", diz um locutor, sem citar que ministros do partido negociaram emendas parlamentares em troca de votos de deputados a favor da rejeição da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer.

Além da polêmica sobre a propaganda, o PSDB vive dilemas internos referentes ao apoio ao governo Temer e também sobre quem será o candidato tucanos na disputa pelo Planalto em 2018. Doria trava uma disputa interna com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela vaga.

Evento com Doria

Ao contrário do ocorrido em visitas recentes a cidades do Nordeste, onde foi recebido sob protestos, João Doria foi recepcionado pelo empresariado cearense em clima de campanha. No local do evento, um letreiro de 5 metros de largura por 1 m de altura e nas cores da bandeira do Brasil dava o tom do encontro.

Ao lado de seu nome, Doria posou para fotos com Tasso. Apesar do clima de campanha, o presidente interino do PSDB declarou ser neutro em relação à preferência por algum candidato a presidência da República pelo partido.

Dória vem de uma sequência de visitas a cidades nordestinas. Antes de chegar em Fortaleza, o prefeito de São Paulo passou por Natal e Salvador. Após o evento em Fortaleza, o prefeito seguirá para Recife, onde será recebido pelos ministros das Cidades e da Educação, Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente.

Em Fortaleza, Doria veio como principal palestrante do I Fórum Empresarial de Gestão, onde falará sobre “Práticas Inovadoras na Gestão de Cidades”.

O fórum é uma realização da iniciativa privada cearense, reunindo diversos segmentos da economia, entre eles indústria e comércio, por meio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza, e conta com o apoio institucional do Grupo de Líderes Empresariais do Ceará - LIDE Ceará.