Topo

Para atrair governador ao DEM, Maia vai ao Espírito Santo lançar obras

Rodrigo Maia, presidente interino da República, participa de evento do PCdoB em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress
Rodrigo Maia, presidente interino da República, participa de evento do PCdoB em Brasília Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

01/09/2017 04h00Atualizada em 01/09/2017 08h38

De olho na possibilidade de atrair o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), para o DEM, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), viaja ao Estado nesta sexta-feira (1º). Na agenda da comitiva estão o lançamento de obras e um almoço no Palácio Anchieta, sede do Executivo estadual. A viagem foi confirmada pela Secretaria de Imprensa da Presidência nesta quarta (31).

Rodrigo Maia, que é o presidente da Câmara, é o presidente da República em exercício até o retorno de Michel Temer (PMDB) da China, na quarta-feira (6). Até a data, o deputado de primeiro mandato e 2º vice-presidente da Câmara, André Fufuca (PP-MA), fica no comando da Casa. Maia está sendo substituído por Fufuca porque o 1º vice-presidente, Fábio Ramalho (PMDB-MG), viajou na comitiva de Temer para a Ásia.

Segundo a assessoria de Hartung, ele recebeu um convite de Maia para migrar para o DEM há pouco mais de um mês, mas, no entanto, ainda não deu resposta. O governador do Espírito Santo também recebeu convites do presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, e do ministro de Ciência e Tecnologia e presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, para se filiar às respectivas siglas.

O governador anda insatisfeito com os posicionamentos tomados pelo PMDB e suas lideranças há algum tempo. As críticas de Hartung ao partido não poupam nem Michel Temer. Ele é defensor da austeridade fiscal e, em sua avaliação, o governo federal errou ao optar pelo aumento de impostos ao invés de tentar enxugar na própria estrutura.

Nesta sexta, Maia e Hartung devem voltar a falar sobre uma eventual mudança para o DEM em almoço e reunião a portas fechadas no Palácio Anchieta. O anúncio de uma eventual migração partidária, porém, não deve ser feito nesta sexta.

Obras, sobrevoo e reuniões

Rodrigo Maia embarcará na Base Aérea de Brasília e chegará em Vitória no início da manhã desta sexta. O primeiro compromisso será no distrito de Água Limpa, em Jaguaré, a cerca de 200 km, onde visitará uma barragem e entregará a obra de recuperação e modernização de um trecho da rodovia estadual ES-430. Também está prevista a entrega de uma "praça saudável".

Em seguida, a comitiva liderada por Maia e Hartung segue para o município de Aracruz para sobrevoar a região portuária. Os políticos então voltam a Vitória e almoçam juntos no Palácio Anchieta. Está previsto ainda um encontro com representantes do setor de rochas ornamentais. Após a agenda oficial, Maia deve voltar a Brasília.