Para atrair governador ao DEM, Maia vai ao Espírito Santo lançar obras

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

  • Pedro Ladeira/Folhapress

    Rodrigo Maia, presidente interino da República, participa de evento do PCdoB em Brasília

    Rodrigo Maia, presidente interino da República, participa de evento do PCdoB em Brasília

De olho na possibilidade de atrair o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), para o DEM, o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), viaja ao Estado nesta sexta-feira (1º). Na agenda da comitiva estão o lançamento de obras e um almoço no Palácio Anchieta, sede do Executivo estadual. A viagem foi confirmada pela Secretaria de Imprensa da Presidência nesta quarta (31).

Rodrigo Maia, que é o presidente da Câmara, é o presidente da República em exercício até o retorno de Michel Temer (PMDB) da China, na quarta-feira (6). Até a data, o deputado de primeiro mandato e 2º vice-presidente da Câmara, André Fufuca (PP-MA), fica no comando da Casa. Maia está sendo substituído por Fufuca porque o 1º vice-presidente, Fábio Ramalho (PMDB-MG), viajou na comitiva de Temer para a Ásia.

Segundo a assessoria de Hartung, ele recebeu um convite de Maia para migrar para o DEM há pouco mais de um mês, mas, no entanto, ainda não deu resposta. O governador do Espírito Santo também recebeu convites do presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, e do ministro de Ciência e Tecnologia e presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab, para se filiar às respectivas siglas.

O governador anda insatisfeito com os posicionamentos tomados pelo PMDB e suas lideranças há algum tempo. As críticas de Hartung ao partido não poupam nem Michel Temer. Ele é defensor da austeridade fiscal e, em sua avaliação, o governo federal errou ao optar pelo aumento de impostos ao invés de tentar enxugar na própria estrutura.

Nesta sexta, Maia e Hartung devem voltar a falar sobre uma eventual mudança para o DEM em almoço e reunião a portas fechadas no Palácio Anchieta. O anúncio de uma eventual migração partidária, porém, não deve ser feito nesta sexta.

Obras, sobrevoo e reuniões

Rodrigo Maia embarcará na Base Aérea de Brasília e chegará em Vitória no início da manhã desta sexta. O primeiro compromisso será no distrito de Água Limpa, em Jaguaré, a cerca de 200 km, onde visitará uma barragem e entregará a obra de recuperação e modernização de um trecho da rodovia estadual ES-430. Também está prevista a entrega de uma "praça saudável".

Em seguida, a comitiva liderada por Maia e Hartung segue para o município de Aracruz para sobrevoar a região portuária. Os políticos então voltam a Vitória e almoçam juntos no Palácio Anchieta. Está previsto ainda um encontro com representantes do setor de rochas ornamentais. Após a agenda oficial, Maia deve voltar a Brasília.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos