Topo

Após destituir líder, PSB troca dois membros na CCJ por opositores a Temer

Novo líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), determinou a saída de Danilo Forte e Fabio Garcia - Pedro Ladeira/Folhapress
Novo líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), determinou a saída de Danilo Forte e Fabio Garcia Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

18/10/2017 16h41Atualizada em 18/10/2017 16h52

Após destituir a líder do partido na Câmara, deputada Tereza Cristina (MS), nesta quarta-feira (18), o PSB trocou dois membros titulares na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para acumular votos contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), na tramitação da denúncia por obstrução de Justiça e organização criminosa apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) também foram denunciados pela PGR por organização criminosa.

O novo líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado (MG), determinou a saída de Danilo Forte (CE) e Fabio Garcia (MT) da comissão, que serão substituídos por Danilo Cabral (PE) e Hugo Leal (RJ). Tanto Cabral quanto Leal votaram pelo prosseguimento da primeira denúncia contra Temer no plenário da Casa e devem fazê-lo novamente.

Em contrapartida, Forte e Garcia são aliados do governo. 

Para as vagas de suplentes, antes de Danilo Cabral e Hugo Leal, foram escolhidos os deputados Janete Capiberibe (AP) e Flavinho (SP).

Mais cedo, Delgado reclamou da exoneração de dois ministros de Temer – Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia) e Raul Jungmann (Defesa) – ambos também do PSB. Para ele, a ação é uma interferência do Planalto em tentar garantir a vitória de Temer, Padilha e Moreira Franco na Câmara.

“Há uma manobra clara. O governo interferiu claramente dentro da bancada do PSB para que a gente não pudesse trocar a líder e fazer as substituições na CCJ que garantiriam os quatro votos que nosso partido fechou questão [pelo prosseguimento da denúncia]”, disse.

Delgado então colheu assinaturas internas no partido para que a até então líder Tereza Cristina fosse destituída do cargo. Ela tem se posicionado a favor de Temer, o que contraria grande parte da bancada do PSB, e, inclusive, se reunido com o presidente constantemente.

A expectativa é que o parecer pela rejeição da denúncia elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada seja votado na CCJ nesta quarta. A fase de discussões entre os parlamentares já foi encerrada. Agora à tarde, falam Andrada, os advogados dos acusados e líderes partidários para a orientação da bancada. Em seguida, o parecer deve ser votado.

Em 2ª denúncia, Temer é acusado de dois crimes

UOL Notícias