Topo

Governo divulga nova foto oficial de Michel Temer sem faixa presidencial

Beto Barata/Presidência
Foto oficial do presidente Michel Temer Imagem: Beto Barata/Presidência

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

09/11/2017 19h45Atualizada em 09/11/2017 20h44

O Palácio do Planalto divulgou nesta quinta-feira (9) novo retrato oficial do presidente Michel Temer (PMDB). O retrato foi tirado por um dos fotógrafos oficiais da Presidência, Beto Barata.

Na imagem, Temer está de pé na biblioteca do Palácio da Alvorada ao lado de uma mesa. No fundo, é possível ver uma estante e uma bandeira do Brasil. De terno preto e gravata azul com detalhes e ostentando um sorriso contido, ele preferiu quebrar a tradição e não usar a faixa presidencial.

Segundo apurou o UOL, a concepção da foto buscou passar a mensagem de serenidade, sobriedade e clareza, sem grandes contrastes. A biblioteca foi escolhida como local para remeter às origens de Temer, que é formado em direito, nas ciências jurídicas. Já a faixa não foi utilizada para não haver poluição visual com a bandeira do Brasil.

A princípio, a fotografia não será distribuída para órgãos do governo e repartições. No entanto, estará disponível para download no portal do Palácio do Planalto e perfil da Presidência no Flickr. O retrato também não deve ser colocado na galeria dos presidentes no andar térreo do Planalto. Embora o nome contemple todos os mandatários, somente os ex-governantes contam com as respectivas fotos oficiais no local.

A imagem é a primeira de um presidente brasileiro a usar o plano americano – enquadramento em que se mostra a pessoa dos joelhos para cima – e condiz com a tendência de fotos oficiais de outros chefes de Estado, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o atual presidente da França, Emmanuel Macron.

Orlando Brito/Presidência
Foto oficial divulgada em janeiro Imagem: Orlando Brito/Presidência

Em janeiro, o retrato oficial então divulgado pela Presidência foi alvo de críticas por suposto uso de Photoshop. Em nota à época, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto afirmou que o retrato seria uma "versão preliminar da foto oficial". No entanto, a fotografia foi descartada e nunca mais usada por ter virado motivo de memes e piadas nas redes sociais.

Ela havia sido tirada por Orlando Brito, fotógrafo há mais de 50 anos no meio político e que já cobriu diversos presidentes da República, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, onde Temer ainda mora com a família. Ao contrário da nova imagem, o peemedebista vestia a faixa verde e amarela.

As preparações para a fotografia começaram em outubro do ano passado. Embora só divulgada nesta quinta, a foto foi tirada em maio deste ano. Nos meses seguintes à divulgação da foto controversa, Temer continuou realizando sessões fotográficas para testar retratos com e sem a faixa presidencial, além de diferentes gravatas e cenários de fundo.