Topo

Após reunião com Temer, Maia diz que Câmara começa a debater Previdência na quinta

Do UOL, em São Paulo

09/12/2017 21h22Atualizada em 10/12/2017 08h33

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o plenário da casa legislativa começará a debater a proposta apresentada pelo governo de reforma da Previdência na quinta-feira (14). Desta forma, permanece a previsão de votar o projeto na semana seguinte.

Maia confirmou a informação após se reunir no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer (PMDB). Antes de embarcar para Buenos Aires, onde participa do encontro ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), Temer convocou uma reunião para tratar da reforma da Previdência, prevista para ser levada à votação na semana do dia 18 deste mês na Câmara.

Além de Maia, reuniram-se com o presidente o tucano Antônio Imbassahy, que pediu na sexta-feira (8) demissão da Secretaria de Governo, e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que assumirá o cargo. Também foram convocados o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

Leia também:

Levantamento do jornal "O Estado de São Paulo", atualizado neste sábado, mostra que 216 deputados declaram voto contrário à proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as regras de aposentadoria no Brasil.

O governo necessita de 308 votos para a aprovação do texto, em dois turnos. Com 205 votos contrários, do total de 513 deputados, ele já seria reprovado. O governo espera reverter esse quadro ao longo da próxima semana, para colocar o texto em votação na semana seguinte.

O Palácio do Planalto divulgou ainda neste sábado o convite oficial feito por Temer a Marun para assumir a Secretaria de Governo da Presidência da República. A posse acontecerá na tarde da próxima quinta-feira. Ainda de acordo com o comunicado, "o presidente pediu ao ministro Antônio Imbassahy, do PSDB da Bahia, que permaneça na função até a transmissão oficial do cargo." 

*Com Estadão Conteúdo.