Topo

Procuradoria entra com ação contra Bernardinho por propaganda eleitoral antecipada

O técnico de vôlei, economista e empresário é o nome mais conhecido do partido Novo - Reprodução/FIVB
O técnico de vôlei, economista e empresário é o nome mais conhecido do partido Novo Imagem: Reprodução/FIVB

Do UOL, no Rio

15/12/2017 14h07

A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) no Rio de Janeiro entrou com uma ação contra o técnico de vôlei Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, por propaganda eleitoral antecipada. Pré-candidato a governador, o técnico de vôlei, economista e empresário teria, segundo os procuradores, concedido entrevistas a jornais e feito publicações em sua página no Facebook em que exalta suas realizações e promove sua candidatura.

Como punição, a PRE requer pagamento de multa de R$ 25 mil, retirada das postagens do Facebook e que Bernardinho, que deve concorrer pelo Partido Novo, se abstenha de divulgar sua campanha na mídia e nas redes sociais até que seja permitido pela legislação. 

Em novembro, ao ser questionado sobre a possibilidade de se candidatar para comandar um "Estado falido", respondeu que "alguém tem que pegar essa bomba, né?".

A PRE cita duas entrevistas de Bernardinho: uma concedida ao jornal "O Globo", e outra durante um evento público em São Paulo. Segundo a Procuradoria, Bernardinho teria exposto metas e falado sobre equipe de governo.

"Governador... Não sei nem se eu vou ganhar. O sistema é tão forte. [...] O [economista] Armínio Fraga me perguntou isso: 'O que você faz?' Eu monto times, monto equipes para realizar as coisas", disse ele. "Aí eu pergunto: 'Você está comigo?' 'Não, eu tô contigo'. As pessoas falam: 'Tamo junto'. Mas se eu entrar não preciso de torcedor, preciso de jogador que venha para a quadra jogar", afirmou em um evento realizado pela Endeavor e Ernst & Young ao ser questionado sobre "quando o Rio teria um governador empreendedor".

Já nas redes sociais, a ação reproduz uma publicação do técnico no Facebook em que aparecem os dizeres "Bernardinho filiado ao Novo", ao lado do número do partido.

A assessoria de imprensa de Bernardinho afirmou que o técnico não possui nenhuma conta oficial em mídias sociais. A página indicada na peça já foi retirada do ar.

Nome estratégico

O ex-atleta foi a figura mais aclamada durante o Encontro Nacional do Novo realizado em novembro, em São Paulo. A reunião da sigla lançou a pré-candidatura do ex-banqueiro João Amoêdo à Presidência.

A candidatura de Bernardinho é fundamental na estratégia do Novo de lançar nomes ao governo em pelo menos cinco Estados para alavancar a campanha nacional e tornar a legenda, criada em 2015, mais conhecida.

Propaganda eleitoral só em agosto

Esta foi a primeira ação da PRE focando nas eleições de 2018.

De acordo com o calendário eleitoral, só estão autorizadas propagandas a partir de 16 de agosto.