Topo

Lula terá direito a TV em sala onde está preso e poderá ver jogo do Corinthians

Bernardo Barbosa

Do UOL, em Curitiba

08/04/2018 12h37

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá direito a uma TV na sala onde cumpre pena na Polícia Federal em Curitiba, segundo apurou a reportagem do UOL. Ele chegou ao local no fim da noite deste sábado (7).

Corintiano fanático, Lula poderá assistir ao jogo entre Corinthians e Palmeiras válido pela final do Campeonato Paulista. A partida será transmitida pela Globo no Paraná às 16h deste domingo (8).

Para levar o título, o time do petista precisa ganhar o jogo por uma diferença de dois gols ou mais. Uma vitória por apenas um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Lula não ficará preso na carceragem onde ficam outros condenados na Operação Lava Jato, nem em uma cela convencional. O ex-presidente ficará detido em uma sala com cama, banheiro e uma mesa, no quarto andar da Superintendência da PF em Curitiba.

Na quinta (5), o UOL noticiou que a PF e a Justiça Federal do Paraná debateram ao longo de duas semanas para definir onde Lula ficaria preso. No despacho que ordenou a detenção, o juiz Sergio Moro determinou que o ex-presidente ficaria em uma sala reservada por causa da "dignidade do cargo ocupado".

Segundo reportagem da "Folha de S.Paulo", o espaço foi reformado. O chuveiro foi trocado e a cama beliche, substituída por uma de solteiro. A janela dá vista para a parte interna do prédio, localizado no bairro Santa Cândida, ao norte da capital paranaense.

Segundo a avaliação de funcionários da PF, o cômodo de 15m² é rústico, mas digno. Além da cama e do banheiro, há uma mesa.

No mandado de prisão, Moro afirmou que, "em razão da dignidade do cargo ocupado", foi preparada uma sala reservada, "espécie de Sala de Estado Maior", na qual Lula ficará separado dos demais presos.