Topo

Pré-candidatos à Presidência se reúnem com prefeitos em 8 de maio

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Brasília

16/04/2018 16h27Atualizada em 16/04/2018 20h18

Pré-candidatos à Presidência da República devem se reunir no dia 8 de maio para falar com prefeitos de todo o país. O evento é organizado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) e está marcado para acontecer durante a 73ª Reunião Geral da entidade, em Niterói (RJ). O encontro contará com cobertura da reportagem do UOL.

A FNP enviou convites aos presidentes de 14 partidos: DEM, MDB, PCdoB, PDT, Podemos, PRB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PSOL, PT e Rede. Os dirigentes partidários têm até esta quarta-feira (18) para confirmar a presença dos respectivos pré-candidatos. Não serão aceitas representações.

O evento deve reunir prefeitos, vice-prefeitos, parlamentares federais, estaduais e municipais, além de secretários municipais, diretores e servidores públicos.

Destes, apenas MDB, PSB e PSD não anunciaram seus postulantes ao Palácio do Planalto, mas cogita-se que o primeiro lançará o presidente Michel Temer ou o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Já o PSB deve lançar o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa. No PSD, o possível candidato é o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Veja os pré-candidatos convidados por o partido:

DEM – Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

PCdoB – Manuela D’Ávila, deputada estadual (RS)

PDT – Ciro Gomes, ex-governador do Ceará

Podemos – Álvaro Dias, senador (PR)

PRB – Flávio Rocha, empresário

PSC - Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES

PSDB – Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo

PSL – Jair Bolsonaro, deputado federal (RJ)

PSOL – Guilherme Boulos, coordenador do MTST

PT – Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República

Rede – Marina Silva, ex-senadora (AC)

Além desses, e caso couber, também serão convidados os cinco pré-candidatos mais bem colocados na média das últimas três pesquisas nacionais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgadas até 15 de abril.

De acordo com a FNP, foram convidados para participar do evento os pré-candidatos filiados a partidos com pelo menos cinco congressistas. A expectativa da entidade é “construir, em conjunto, uma agenda programática para orientar os rumos do país”. A reunião geral de prefeitos será a última realizada antes das eleições deste ano.

Em novembro do ano passado, quando foi realizada a última reunião geral da Frente, no Recife, a diretoria da entidade começou a formular um documento sobre saúde, educação, segurança e emprego. A carta será validada pelos integrantes da FNP no dia anterior ao encontro com os presidenciáveis e enviada a eles.

Os pré-candidatos participarão do evento em momentos distintos, das 9h ao meio-dia e das 14h às 16h. Cada um terá até 30 minutos para fazer uma exposição com base no documento preparado pela FNP. Durante as apresentações, não serão admitidas intervenções, seja de prefeitos ou da plateia.

A Frente Nacional de Prefeitos é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos no exercício dos seus mandatos. O foco de atuação da entidade são os 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que abrangem todas as capitais, 60% dos brasileiros e 75% do Produto Interno Bruto do país.

Evento

A reunião geral será realizada de 6 a 8 de maio. Além do encontro com os presidenciáveis, haverá uma Plenária de Prefeitos, no dia 7. A programação completa e atualizada está disponível no site da FNP.

O evento inclui ainda o seminário “Oportunidades de investimentos em infraestrutura nas cidades”, dividido em duas mesas de debate: “Recursos internacionais disponíveis para investimento em infraestrutura urbana” e “Perspectivas nacionais para investimento em infraestrutura”.

Foram convidados para participar do debate representantes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e do BEI (Banco Europeu de Investimentos).