Topo

Justiça do Rio condena Garotinho por calúnia e difamação contra ex-Bope

Anthony Garotinho, ex-governador e pré-candidato do PRP na eleição deste ano - Ricardo Borges/Folhapress
Anthony Garotinho, ex-governador e pré-candidato do PRP na eleição deste ano Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Do UOL, no Rio

19/06/2018 14h29

O pré-candidato do PRP ao governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi condenado pela Justiça fluminense a um ano e quatro meses de prisão pelos crimes de calúnia e difamação contra o ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais) Rodrigo Pimentel.

Na sentença, a juíza da 40ª Vara Criminal do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do RJ), Alessandra Bilac, substituiu a reclusão por prestação de serviços à comunidade no mesmo prazo da pena e multa de R$ 50 mil. Cabe recurso.

A ação penal contra Garotinho diz respeito a postagens do político em seu blog, em 2013, que afirmam que Pimentel teria saído do Bope após urinar nas calças durante uma ação em uma favela carioca.

Na mesma página, Garotinho teria, de acordo com a Justiça, publicado outros textos considerados "vexatórios" com objetivo de caluniar e difamar o ex-policial militar. Pimentel é um dos autores do livro "Elite da Tropa", que ajudou a construir o roteiro do filme "Tropa de Elite", de José Padilha.

Garotinho, por sua vez, já foi chefe do Executivo estadual (de 1999 a 2002) e exerceu mandato de deputado federal pelo RJ (2011 a 2015). Ele é um dos pré-candidatos ao governo na eleição deste ano.

Na semana passada, o representante do PRP participou do ciclo de sabatinas promovidas pelo UOL, pela Folha de S.Paulo e pelo SBT com os pleiteantes à chefia do Executivo.

O tema da segurança pública foi justamente um dos pontos mais comentados pelo entrevistado. Ele propôs "federalização completa" da segurança no estado, mas criticou o atual decreto de intervenção federal, em vigor desde fevereiro de 2018.

A reportagem tenta contato com a assessoria de Garotinho para que ele possa comentar a decisão.