Topo

Em vídeo feito antes de se entregar à PF, Lula critica 'solta e prende'

Do UOL, em São Paulo

17/07/2018 10h02

Em vídeo gravado no período em que ficou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), antes de se entregar à Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou “solta e prende” ao falar sobre a Operação Lava Jato.

Três meses depois, a expressão usada pelo petista em abril virou piada e memes após um embate dentro do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a respeito da liberdade concedida por um desembargador plantonista em 8 de julho. Após a polêmica gerada pela decisão, os titulares da ação que envolve Lula derrubaram a decisão e mantiveram o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde está desde 7 de abril. 

Na mensagem, divulgada nesta terça-feira (17) por sua equipe de comunicação nas redes sociais, Lula diz que a população brasileira estaria precisando de paz e tranquilidade. “E essa gente não pode ser pega todo dia com um show de pirotecnia feita com prisões, e com solta e prende, solta, às vezes sem nenhum critério a não ser o critério de divulgação da mídia".

O pedido de liberdade de Lula que gerou a controvérsia do “solta e prende” foi feito, durante o plantão judiciário, por três deputados federais do PT, que alegavam que o ex-presidente deveria deixar a prisão para fazer sua campanha, já que ele é o pré-candidato do partido ao Planalto. O pedido caiu nas mãos do desembargador Rogério Favreto, que por cerca de duas décadas foi filiado ao PT.

Segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça), Favreto não poderia ter tomado a decisão de libertar Lula.

Nesta terça, Lula completa 100 dias na prisão. Ainda no vídeo, o ex-presidente diz acreditar ser o “sonho de consumo” de juízes, que não gostariam que a Lava Jato acabasse ou que ele fosse “inocentando antes de ser preso”.

TSE pode julgar ação que pode barrar registro de Lula

Band Notí­cias