Topo

STF permite que Garotinho responda em liberdade por formação de quadrilha

19.set.2018 - Anthony Garotinho (PRP), durante debate Folha/SBT/UOL - José Lucena/Futura Press/Folhapress
19.set.2018 - Anthony Garotinho (PRP), durante debate Folha/SBT/UOL Imagem: José Lucena/Futura Press/Folhapress

Do UOL, no Rio

10/10/2018 14h43

O STF (Supremo Tribunal Federal) concedeu um habeas corpus permitindo que o ex-governador do Rio  Anthony Garotinho (PRP) responda em liberdade a um processo no qual é investigado pelo crime de formação de quadrilha.

Segundo a Promotoria, Garotinho teria se envolvido em um suposto grupo criminoso liderado pelo ex-chefe da Polícia Civil Álvaro Lins que cobraria propina para facilitar a exploração de jogos de azar no Rio em 2008. Garotinho já negou envolvimento no esquema.

O ministro Ricardo Lewandowski decidiu que o ex-governador poderia aguardar o julgamento, que ocorrerá no próprio STF, em liberdade. Ele baseou sua decisão no fato do processo contra Garotinho conter “inúmeras ilegalidades e nulidades” que podem ser explorados em recursos que têm grandes chances de serem concedidos.

Garotinho já foi condenado em segunda instância nesse processo. Se a decisão for mantida pelo STF, o político pode cumprir pena de quatro anos e seis meses de prisão em regime semiaberto.

Ele fez campanha no primeiro turno para concorrer ao governo do Rio, mas sua candidatura foi barrada pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa devido a uma outra condenação em segunda instância por improbidade administrativa.