Topo

"Pessoa altamente qualificada", diz Gilmar Mendes sobre novo ministro da Defesa

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

13/11/2018 15h15

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elogiaram a escolha do general da reserva Fernando Azevedo e Silva para comandar o Ministério da Defesa no futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

A escolha de Azevedo e Silva foi anunciada nesta terça-feira (13).

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, afirmou receber a notícia "com muita alegria". "Certamente sua larga experiência contribuirá para o fortalecimento da atuação das Forças Armadas, da segurança e da defesa no Brasil", afirmou Toffoli, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

O ministro Alexandre de Moraes elogiou a trajetória profissional do general e disse ter trabalhado com ele à época da Olimpíada do Rio, quando era ministro da Justiça no governo do presidente Michel Temer (MDB). Em 2016, Azevedo e Silva era chefe da Autoridade Pública Olímpica dos Jogos Rio 2016. "Fiquei trabalhando quase três meses com ele nas Olimpíadas. Achei uma escolha muito boa", disse o ministro.

O ministro Gilmar Mendes destacou a "alta qualificação" do general. "Eu já o conhecia, das visitas que tinha feito ao Alto Comando [do Exército]. Considero uma pessoa altamente qualificada e certamente é uma boa indicação", disse Gilmar.

Marco Aurélio Mello elogiou a escolha do general para a pasta da Defesa, mas disse ser favorável a que o ministério fosse comandado por um civil, e não um militar da reserva.

Para Gilmar Mendes, não haveria problema na origem militar do futuro ministro. "Na verdade, ele já está na reserva", disse. "É uma função típica de pessoas qualificadas, então não vejo nenhum problema nisso", afirmou o ministro.

Azevedo e Silva vai suceder no cargo o também general da reserva do Exército Joaquim Silva e Luna, primeiro militar a comandar a pasta desde sua criação em 1999.