Topo

"Vamos ver", diz Tereza Cristina sobre Funai no Ministério da Agricultura

Adriano Machado/Reuters
Deputada líder da bancada ruralista, Tereza Cristina será ministra da Agricultura Imagem: Adriano Machado/Reuters

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

04/12/2018 12h02

A futura ministra da Agricultura, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), desconversou nesta terça-feira (4) sobre a possível ida da Funai (Fundação Nacional do Índio) para a pasta. Atualmente, a Funai é subordinada ao Ministério da Justiça.

“Vamos ver”, disse, quando questionada sobre o assunto, já dentro do carro, ao sair do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, onde a equipe de transição trabalha até a posse presidencial de Jair Bolsonaro (PSL).

Nesta segunda (3), o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), afirmou que a equipe estuda transferir a Funai para o Ministério da Agricultura. Segundo ele, a Funai precisa de um “novo direcionamento, uma nova forma de relacionamento”.

“O Brasil, há muitos anos, cuida de seus índios através de ONGs, que nem sempre fazem um trabalho mais adequado. Então a visão que o presidente tem é no sentido de dar condições àqueles indígenas que quiserem, aqueles grupamentos ou aquelas pessoas, possam buscar outra condição”, declarou Lorenzoni.

Mais cedo, Tereza Cristina se reuniu com Bolsonaro e um grupo de bananicultores do Vale do Ribeira, região em que fica Eldorado (SP), onde o presidente eleito passou parte da infância e adolescência.

“Só falei com ele [Bolsonaro] sobre banana, bananicultura. É verdade! Nós vamos falar mais tarde. Vamos ter outra reunião”, falou.

Funai pode ir para o Ministério da Agricultura, diz Onyx

UOL Notícias