Topo

Lewandowski: Fala de Rosa sobre direitos humanos "ficará para a história"

10.dez.2018 - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na cerimônia no TSE ontem - Evaristo Sa/AFP
10.dez.2018 - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na cerimônia no TSE ontem Imagem: Evaristo Sa/AFP

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

11/12/2018 17h14

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski elogiou nesta terça-feira (11) o discurso de Rosa Weber, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em defesa dos direitos humanos. A fala foi proferida durante a cerimônia de diplomação do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). 

"É um discurso antológico, que ficará para a história", disse Lewandowski durante sessão da Segunda Turma do STF. 

Na segunda-feira, Rosa Weber dedicou sua fala aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados naquela data, e afirmou que nas democracias a vontade da maioria não pode retirar direitos das minorias. 

Rosa Weber, presidente do TSE e também integrante do STF, fez o pronunciamento durante cerimônia de diplomação de Bolsonaro e seu vice, o general Hamilton Mourão (PRTB). A diplomação reconhece o resultado das urnas e habilita os eleitos a tomarem posse. 

"Democracia é, também, exercício constante de diálogo e de tolerância, de mútua compreensão das diferenças, de sopesamento pacífico de ideias distintas, até mesmo antagônicas, sem que a vontade da maioria, cuja legitimidade não se contesta, busque suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher ou comprometer-lhes os direitos constitucionalmente assegurados", disse Rosa Weber, na cerimônia. 

A fala recebeu críticas de apoiadores de Bolsonaro.

Nesta terça-feira, Lewandowski afirmou que cabe ao Poder Judiciário garantir a efetividade dos direitos assegurados pela Constituição Federal.

"Ontem fiquei embevecido, e não me constranjo em dizer, pelo belíssimo discurso da ministra Rosa Weber", disse o ministro.

"Nós temos a obrigação de zelar pelo estrito cumprimento do rol de direitos e garantias que estão previstos na nossa Constituição", afirmou Lewandowski.

Na diplomação de Bolsonaro, Rosa Weber exalta direitos humanos e democracia

UOL Notícias