Topo

Fux arquiva inquérito da Odebrecht contra Maria do Rosário

Maria do Rosário (PT) é deputada federal pelo Rio Grande do Sul - Reprodução/ Facebook
Maria do Rosário (PT) é deputada federal pelo Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução/ Facebook

Do UOL, em Brasília

22/12/2018 17h09

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux arquivou o inquérito aberto com base em delações de executivos da Odebrecht contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), após as investigações não encontrarem provas das suspeitas trazidas pelos delatores de recebimento de dinheiro por meio de caixa dois. 

A decisão do ministro atende um pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), instituição responsável pelas investigações. 

Nos depoimentos do acordo de colaboração premiada da Odebrecht, o executivo Alexandrino Alencar afirmou que Maria do Rosário teria recebido um repasse de R$ 150 mil da empresa para a campanha eleitoral de 2010. O pagamento, segundo a delação, teria sido feito por meio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, órgão responsável pelos pagamentos ilegais a políticos.

Caixa dois é o nome recebido por doações eleitorais que não são informadas à Justiça Eleitoral, como manda a lei.

No pedido de arquivamento, a PGR afirma que a investigação não conseguiu encontrar provas do narrado na delação. "Todas as linhas apuratórias possíveis de serem empreendidas neste inquérito não foram suficientes para demonstrar que a deputada federal Maria do Rosário tenha solicitado e recebido, no pleito de 2010, doação eleitoral extraoficial do grupo Odebrecht", escreveu a Procuradoria no pedido. 

Em nota, deputada Maria do Rosário disse ter recebido a notícias do arquivamento com "absoluta tranquilidade". "Sempre prezei pela transparência e responsabilidade com os compromissos que me cabem tanto na vida privada, quanto na vida pública. Se a intenção daqueles que me acusam era me intimidar, falharam. Jamais me afastei um milímetro sequer das causas que sempre defendi e continuarei a fazê-lo com a mesma determinação e firmeza."