Topo

Bolsonaro critica exclusão de "páginas de direita" pelo Facebook

Do UOL, em São Paulo

22/12/2018 20h41

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou na noite deste sábado (22), por meio de suas redes sociais, que "é muito grave" a exclusão de "páginas de direita" pelo Facebook.

Segundo Bolsonaro, seriam dez páginas excluídas, "incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba".

O presidente eleito afirmou ainda que "a liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde".

Pelo perfil @PauloEduardoOficial, o ex-deputado federal Paulo Martins (PSC) comunicou a remoção e criticou o Facebook: "Meu perfil foi banido definitivamente pelo Facebook, sem qualquer justificativa. Vamos ver quanto tempo levam para banir a página. O Facebook precisa ser passado a limpo, definitivamente".

Eder Borges é blogueiro e conhecido por sua posição contra o PT e a favor de figuras políticas de direita.

O Facebook não se posicionou sobre as críticas feitas por Bolsonaro, mas informou que as páginas excluídas fazem parte de uma ação da rede social realizada na última sexta-feira (21). Em nota, a empresa informou que os perfis excluídos violavam políticas de autenticidade, que vetam a disseminação de spams, bem como a utilização de identidades falsas.

"Estamos comprometidos em proteger a nossa plataforma de abusos e garantir a segurança das pessoas, e por isso estamos sempre eliminando páginas e perfis que violam nossos padrões da comunidade. Como parte do nosso trabalho permanente, removemos páginas e perfis que estavam violando nossas políticas de autenticidade."