Topo

Bolsonaro pede ação 'urgente' dos Três Poderes para redução de crimes

Andressa Anholete - 1º.jan.2019/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Andressa Anholete - 1º.jan.2019/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

04/01/2019 08h11Atualizada em 04/01/2019 08h17

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pediu que os Três Poderes assumam "urgentemente" o compromisso de diminuir os crimes no país. Em mensagem publicada em seu perfil no Twitter, Bolsonaro indicou que, para isso, é necessário dar garantias para "os agentes de segurança pública agirem em prol do cidadão de bem".

O presidente não explicou, entretanto, quais seriam essas garantias --mas já defendeu, em diversas ocasiões, "carta branca" para que policiais possam matar.

Na avaliação do presidente, se isso não acontecer, "a diminuição dos crimes não vai ocorrer na velocidade que o brasileiro exige". "Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário têm que assumir este compromisso urgentemente", escreveu.

Em entrevista ao "SBT Brasil" na quinta-feira (3), Bolsonaro disse que ele e o ministro da Justiça, o ex-juiz federal Sergio Moro, estão trabalhando em um decreto para mudar as regras para a posse de armas --ou seja, o direito de ter uma arma em casa. 

De acordo com o presidente, haverá uma definição ainda em janeiro "com toda certeza".

Segundo o presidente, o acesso a armas pode ser mais fácil em estados mais violentos, o que comprovaria, na visão do presidente, a "efetiva necessidade" para poder permitir a compra de arma de fogo. 

Bolsonaro: estados com alto índice de mortes terão posse de arma facilitada

SBT Online