Topo

Bolsonaro divulga no Instagram sua foto oficial como presidente

Divulgação/Alan Santos/Presidência da República
Foto oficial de Jair Bolsonaro como presidente da República Imagem: Divulgação/Alan Santos/Presidência da República

Gustavo Maia e Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

2019-01-10T12:41:30

2019-01-10T13:16:02

10/01/2019 12h41Atualizada em 10/01/2019 13h16

Jair Bolsonaro (PSL) divulgou nesta quinta-feira (10) a foto oficial dele como 38º presidente do Brasil em seu perfil no Instagram. Em seguida, a imagem foi publicada no canal oficial de imagens do governo federal.

O retrato foi tirado pelo fotógrafo da Presidência, Alan Santos, por volta das 8h30 da última segunda-feira (7), no Palácio da Alvorada, antes de o presidente seguir para o Planalto.

Ao contrário de seu antecessor, Michel Temer (MDB), e seguindo a convenção estipulada por outros ex-presidentes, Bolsonaro optou por vestir a faixa presidencial na foto.

Ele escolheu usar um terno azul-marinho com gravata na mesma cor - o mesmo usado na posse, em 1º de janeiro. Na lapela do paletó, Bolsonaro usa também um broche no formato de uma bandeira do Brasil. Como detalhe, há uma costura em verde e amarelo.

Ao fundo, há uma bandeira do Brasil desfocada hasteada. Não é possível ver a ambientação do cenário, mas, segundo a reportagem apurou, a foto foi tirada em um dos salões do térreo do Alvorada.

A foto deverá constar em gabinetes da administração pública e ser incluída na galeria dos presidentes localizada no térreo do Palácio do Planalto. Enquanto o retrato do presidente em exercício é colorido, os dos demais são em preto e branco.

Além da foto oficial, outras imagens de Bolsonaro foram registradas no dia pelo fotógrafo Alan Santos. Algumas, inclusive, sem a faixa presidencial. No entanto, estas serão guardadas para serem usadas em ocasiões futuras, se necessário.

Na semana passada, os quadros com a foto oficial do ex-presidente Michel Temer foram retirados do Planalto. Funcionários recolheram os retratos nos gabinetes e, em um carrinho, os levaram para o almoxarifado da Presidência. As molduras serão reaproveitadas para a foto de Bolsonaro.

Temer optou por tirar a foto oficial sem a faixa presidencial na biblioteca do Palácio da Alvorada. Na imagem, ele está de pé com uma das mãos apoiada em uma mesa. Inicialmente, ele havia optado por uma foto com o plano mais focado em seu rosto e vestindo a faixa presidencial. Porém, após virar meme e sofrer piadas nas redes sociais, recuou e, após meses, divulgou outra versão da foto oficial. O único evento público em que Temer vestiu a faixa presidencial foi na posse de Bolsonaro, ao transmiti-la para o novo presidente.

Mais Governo Bolsonaro