Topo

Ex-GSI, tenente-coronel será secretário de imprensa de Jair Bolsonaro

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

22/01/2019 12h22

O tenente-coronel Alexandre Lara assumirá a Secretaria de Imprensa no governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), informou nesta terça-feira (22) o porta-voz da Presidência, general Otávio Santana Rêgo Barros.

Na gestão de Michel Temer (MDB), Alexandre Lara atuou como assessor de imprensa no GSI (Gabinete de Segurança Institucional), então sob o comando do general Sergio Etchegoyen. Desde a posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro, passou a assessorar o vice-presidente, general Antônio Hamilton Mourão (PRTB).

O tenente-coronel Alexandre Lara  - Divulgação - Divulgação
O tenente-coronel Alexandre Lara
Imagem: Divulgação

Criada em 1963 na gestão do ex-presidente João Goulart (PTB), a Secretaria de Imprensa é subordinada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência. e tem como função lidar diretamente com jornalistas. Em especial, os que cobrem o dia a dia de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.

De acordo com o portal do Planalto a secretaria também é a responsável por "divulgar a agenda de compromissos do presidente, programas de governo, políticas públicas, atos, eventos, solenidades, notas oficiais e detalhes de viagens que têm a participação do presidente da República".O tenente-coronel Alexandre Lara se formou pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em 1997 e também tem formação em publicidade e propaganda, com pós-graduação em gestão de crises de imagem e marketing. Ele trabalha em assessorias de imprensa há uma década.