Topo

Justiça do PR bloqueia R$ 20 milhões de Beto Richa a pedido da Lava Jato

Alvos de pedido do MPF/PR foram os investigados na operação Piloto, deflagrada em setembro de 2018 - Hélvio Romero/Estadão Conteúdo
Alvos de pedido do MPF/PR foram os investigados na operação Piloto, deflagrada em setembro de 2018 Imagem: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

14/08/2019 18h34

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) teve pedido acolhido pela Justiça Federal do Paraná de bloqueio de bens e ativos financeiros de investigados na operação Piloto. A informação foi divulgada hoje pelo MPF.

Realizada em 5 de junho, a acusação do MPF denunciou Beto Richa, Ezequias Moreira, Pepe Richa, Luiz Abi Antoun, Dirceu Pupo Moreira, Rafael Gluck e José Maria Ribas Mueller por, ao longo de 2014, praticar crimes de corrupção ativa e passiva, fraude licitatória e lavagem de dinheiro, relacionadas à licitação na Parceria Público Privada (PPP) para exploração e duplicação da PR-323, rodovia que liga as cidades de Maringá e Francisco Alves, no noroeste do Paraná.

Beto Richa (PSDB), ex-prefeito de Curitiba (2005 a 2010) e ex-governador do Paraná (2011 a 2018), teve R$ 20 milhões bloqueados pelo pedido. O despacho ainda prevê a indisponibilidade de bens imóveis e de veículos, além do sequestro de parte de imóvel citado no esquema de corrupção. As medidas, com valores proporcionais, também foram aplicadas aos demais réus.

A operação Piloto foi deflagrada em setembro de 2018, diante do conteúdo de depoimentos de colaboradores vinculados ao grupo Odebrecht que revelaram um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, o que favoreceria o consórcio liderado pela própria Odebrecht na licitação da PR-323.

Os pagamentos teriam sido organizados pelo chamado Setor de Operações Estruturadas da empresa em favor do codinome "Piloto", identificado como sendo Beto Richa. O ex-governador ainda é réu em dois processos por lavagem de dinheiro proveniente de propinas de pedágio e outros esquemas de corrupção.

Ex-governador Beto Richa vira réu pela 7º vez

Band News