Topo

Enumerando: Por que Bolsonaro não errou ao usar palavra em lista com letras

O presidente Jair Bolsonaro - Reuters
O presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reuters

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

23/08/2019 15h07

Jair Bolsonaro voltou aos tópicos mais falados do Twitter hoje, com muita gente o acusando de cometer uma gafe. Em um post em que ele lista os feitos de seu governo no último mês de julho, ele usou a seguinte construção: "Enumerando mais alguns avanços do governo Bolsonaro". E os listou com letras, de A a P.

Foi o suficiente para usuários da rede social dizerem que ele errou, por considerarem que "enumerar" deveria ser feito com números.

Segundo Thaís Nicoleti, consultora de português, Bolsonaro não cometeu uma gafe, já que enumerar também tem como significado, de forma mais geral, listar ou elencar.

"Enumerar é fazer lista, separar um a um, independentemente de como estão separados os termos. Posso fazer uma enumeração apenas reproduzindo itens entre vírgulas, por exemplo", disse ela, descartando ser uma gafe.

Por outro lado, a imagem postada pelo presidente, ou sua equipe, peca na falta de uma letra: o "K". Apesar de ter ficado ausente do alfabeto por um tempo, a letra retornou na última grande atualização do acordo ortográfico da língua portuguesa.

De acordo com o dicionário Michaelis, a definição de enumerar é:

  1. Fazer indicação por números; designar por número
  2. Fazer enumeração de; contar um a um
  3. Relacionar numericamente; fazer rol de; listar, numerar:

Veja algumas críticas ao presidente: