Topo

Bolsonaro chega a hospital para exames que definirão viagem à ONU

Bolsonaro ao voltar para Brasília - Adriano Machado / Reuters
Bolsonaro ao voltar para Brasília Imagem: Adriano Machado / Reuters

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

20/09/2019 09h14

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou por volta das 9h de hoje em um hospital particular de luxo de Brasília para a realização de exames que definirão se viajará para participar da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York, Estados Unidos, na semana que vem.

Ao longo da semana, ele foi acompanhado pela equipe médica da Presidência. Em fotos divulgadas é possível perceber o uso de uma cinta abdominal.

O presidente passou por cirurgia para correção de hérnia em 8 de setembro. O problema é decorrente de procedimentos após facada sofrida durante a campanha eleitoral no ano passado.

Por enquanto, a ida de Bolsonaro e da comitiva está programada para segunda-feira (23) de manhã. Bolsonaro, assim como aconteceu com outros ex-presidentes brasileiros, abrirá a Assembleia-Geral da ONU no dia seguinte. O retorno ao Brasil está previsto para quarta (25).

Inicialmente, a viagem previa uma ida ao Texas, onde se encontraria com empresários, mas foi cancelada. Reuniões bilaterais também foram suspensas.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.