Topo

Eduardo Bolsonaro compartilha imagem falsa para atacar Greta Thunberg

Greta Thunberg - Lionel Bonaveture/AFP
Greta Thunberg Imagem: Lionel Bonaveture/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 09h45

O deputado federal Eduardo Bolsonaro usou uma imagem falsa para atacar a ativista ambiental Greta Thunberg no Twitter. O filho do presidente Jair Bolsonaro compartilhou uma montagem que mostra Thunberg comendo confortavelmente em um trem enquanto crianças observam da janela.

A imagem foi alterada a partir de um post de Thunberg no Instagram, datado de janeiro. Nele, a ativista de 16 anos aparece realmente almoçando em um trem, mas a paisagem na janela mostra apenas algumas árvores, ao invés das crianças da foto alterada.

Lunch in Denmark.

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

O post original de Eduardo Bolsonaro também inclui um texto que alega conexão entre Thunberg e George Soros, investidor norte-americano conhecido por seu apoio a organizações conectadas a causas de esquerda.

A informação também é falsa. A conexão entre Thunberg e Soros foi sugerida originalmente com outra montagem, que a mostrava ao lado do investidor — dessa vez, alterada a partir de uma foto que ela postou ao lado de Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e ativista climático.