Topo

Ganhador do Nobel da Paz visita Lula: "Ele quer viver até os 120 anos"

Kailash Satyarthi visita Lula em Curitiba - Reprodução
Kailash Satyarthi visita Lula em Curitiba Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/10/2019 09h27Atualizada em 24/10/2019 21h37

Lula recebeu hoje visita de um ganhador do Prêmio Nobel da Paz. As redes sociais do ex-presidente, que segue preso em Curitiba, anunciaram a chegada do indiano Kailash Satyarthi à sede da Polícia Federal na capital paranaense, pela manhã. Mais tarde, ele falou com apoiadores de Lula e contou: "ele disse que quer viver até os 120 anos".

"O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, acaba de chegar na sede da Polícia Federal em Curitiba para visitar Lula. É o segundo Nobel da Paz a visitar o ex-presidente na prisão", tuitou o perfil do ex-presidente.

Satyarthi, de 65 anos, é um ativista indiano que foi homenageado pelo Nobel em 2014. Ele recebeu o prêmio junto com a paquistanesa Malala Yousafzai, por sua luta contra o trabalho infantil ao libertar, à frente de BBA, mais de 80 mil crianças escravizadas.

Ao deixar a sede da PF, o indiano falou do contato com o ex-presidente: "Ironicamente, o campeão do povo e da pobreza está na cadeia. Eu o conheci quando ele era presidente, o encontrei duas vezes quando ele já não era e hoje. É o mesmo homem, mais forte do que nunca, com força no coração e na alma e determinação por um mundo melhor. Ele está preocupado com as pessoas deste país, está preocupado com a política do mundo. Falamos sobre a situação de vários países, principalmente os da América Latina".

Satyarthi acrescentou: "E ele disse que está determinado a viver até os 120 anos. Ele disse também que as pessoas que vivem sem um propósito e sem esperança, estão só ocupando espaço, um espaço necessário. Mas ele tem esperança e propósito de servir a todos vocês."

O segundo Nobel

Em setembro, o arquiteto e ativista de direitos humanos argentino Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980, visitou Lula na sede da PF em Curitiba.

"Ele quer que reconheçam a sua inocência, que ele não é nenhum criminoso. Quer sair com a cabeça bem erguida diante do seu povo e do mundo", disse o argentino, na ocasião.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o segundo parágrafo da matéria, Lula é ex-presidente, e não presidente. A informação foi corrigida.