Topo

Queiroz segue atuante e oferece cargos em áudio, diz jornal

Do UOL, em São Paulo e no Rio

24/10/2019 08h22Atualizada em 24/10/2019 16h49

Resumo da notícia

  • Áudio indica que Queiroz continua com influência política no Legislativo
  • Queiroz atribui isso a contribuição "significativa" em campanhas no Rio
  • Flávio Bolsonaro diz não ter contato com Queiroz desde 2018

Um áudio revelado pelo jornal O Globo, referente a uma conversa de Whatsapp, indica que o ex-policial Fabrício Queiroz continua tendo influência política e sendo consultado sobre nomeações no Legislativo. Queiroz foi exonerado em outubro do ano passado do gabinete de Flávio Bolsonaro, hoje senador e filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

"Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara, no Senado... Pode indicar para qualquer comissão, alguma coisa, sem vincular a eles [família Bolsonaro] em nada. Vinte continho pra gente caía bem, pra c..., caía bem pra c... Não precisa vincular a um nome", diz Queiroz, no áudio de junho deste ano. O jornal não informa a quem a gravação de voz foi destinada.

"Pô, cara, o gabinete do Flávio faz fila de deputados e senadores lá, pessoal pra conversar com ele. Faz fila. P..., é só chegar, meu irmão: 'Nomeia fulano aí, para trabalhar contigo'. Salariozinho bom desse aí cara, pra gente que é pai de família, p..., cai como uma uva (sic)", completa, no áudio mostrado pelo O Globo.

Queiroz afirmou ao O Globo que mantém influência política por ter "contribuído de forma significativa na campanha de diversos políticos no Estado do Rio de Janeiro".

O que diz Flávio Bolsonaro

Em nota, Flávio Bolsonaro negou aceitar indicações do ex-assessor e diz que não tem contato com ele desde 2018.

"O senador Flávio Bolsonaro não mantém qualquer contato com Fabrício Queiroz há quase um ano. O áudio comprova que seu ex-assessor não possui qualquer influência junto ao gabinete do senador, tanto que sugere ao suposto interlocutor buscar outros caminhos para ter acesso a cargos", diz.

O comunicado ainda aponta que, caso o áudio seja verdadeiro, Queiroz estaria usando o nome do senador sem sua autorização. "Se é que a voz no áudio é de Queiroz, estaria usando o nome do senador sem sua autorização e promete algo impossível, que jamais poderia entregar. Quem sugere a existência de vínculos ou influência sobre o gabinete do senador, está mentindo."

STF paralisou investigações de Flávio e Queiroz

Queiroz é suspeito de praticar a "rachadinha", quando servidores comissionados devolvem parte dos salários. O ex-policial trabalhou no gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de 2007 a 2018.

A investigação, que também tem Flávio como alvo, foi suspensa pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, após pedido da defesa do senador.

O ministro determinou a paralisação de todas as investigações no país que tenham utilizado dados detalhados de órgãos de controle —como Coaf (Conselho de Controle de Atividade Financeira), Receita Federal e Banco Central— sem autorização judicial. A expectativa é de que o plenário do Supremo analise o caso ainda em novembro.

Em 27 de setembro, o ministro do STF Gilmar Mendes atendeu a pedido da defesa de Flávio e mandou suspender a tramitação de peças relacionadas às suspeitas de movimentação atípica de R$ 1,2 milhão nas contas de Queiroz. Os advogados do filho do presidente alegavam que autoridades do Rio não estão cumprindo na totalidade a decisão de Toffoli.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.