Topo

Projeto de lei contra homofobia em escolas é barrado em MG

O Mineirão homenageou o Dia do Orgulho LGBT, em julho de 2018, iluminando a fachada do estádio com as cores do movimento  - Divulgação
O Mineirão homenageou o Dia do Orgulho LGBT, em julho de 2018, iluminando a fachada do estádio com as cores do movimento Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/11/2019 16h21

O projeto de lei que visava incluir medidas contra discriminação de homossexuais nas escolas de Minas Gerais foi vetado pela Assembleia Legislativa na manhã de hoje. A iniciativa foi barrada por 6 votos a 1 na Comissão de Constituição e Justiça, sinalizando uma vitória dos deputados da bancada cristã.

A votação abriu brecha para embates entre os parlamentares, incluindo troca de ofensas e menções à bíblia.

De autoria da deputada Beatriz Cerqueira (PT), o projeto foi chamado de Plano 21 e previa "criar e implementar programa educacional de combate às discriminações motivadas por preconceito de orientação sexual, identidade de gênero, machismo, racismo, de crença, LGBTfobia (...) ou de qualquer natureza".

O deputado João Leite (PSDB) utilizou de trechos da bíblia para alegar que "homem com outro homem é uma abominação". Foi chamado de homofóbico pelos deputados petistas Betão e Ulysses Gomes, que também criticaram a fala de outros colegas que foram contrários à implementação da medida.

A polarização não foi apenas entre partidos distintos; parlamentares do Novo divergiram ao se posicionarem, com Guilherme da Cunha defendendo o projeto e Bartô se manifestando contra.