Topo

Sakamoto: Polícia serve como proteção para uns e como contenção para outros

Do UOL

06/12/2019 04h03

Com a repercussão da ação policial que levou a nove mortes em um baile funk na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, a discussão sobre políticas de segurança pública voltou a ser protagonista do debate nacional.

No 23º episódio do Baixo Clero, podcast de política do UOL, Leonardo Sakamoto analisou a letalidade da atuação policial no caso de Paraisópolis e também nas periferias dos grandes centros. De acordo com ele, a polícia acaba servindo como contenção das classes mais pobres.

"São treinados para primeiro garantir a qualidade de vida e do patrimônio de quem vive na parte cartão postal da cidade, atuando nessa contenção de quem pode atrapalhar essa visão. E os governos apoiam, no meio disso, a letalidade policial como política de combate à violência, garantindo a percepção da ideia da impunidade junto às forças policiais, que acabam agindo sem pensar nas consequências", afirmou.

Ainda segundo o jornalista, é preciso lembrar que há uma questão de formação desses profissionais que precisa ser revista. "Eles aprendem a agir assim no cotidiano da instituição a que pertencem, na natureza mal resolvida dessa instituição, na formação profissional, na exploração como trabalhadores, na internalização dessa missão, que é garantir a segurança e garantir o status", disse.

Sobre o caso de Paraisópolis, a PM afirma que agiu em resposta a criminosos que atacaram policiais e tentaram se esconder dentro da festa. Participantes do baile e moradores da favela dizem que PMs encurralaram frequentadores, o que levou ao pisoteio das vítimas em uma viela da comunidade.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O podcast está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Castbox e no Google Podcasts.

Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.