Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Suplicy faz inscrição como pré-candidato à prefeitura de São Paulo

Eduardo Suplicy na palestra "Renda básica universal: o que dizem os futuristas" no Festival Path - Marcelo Justo/UOL
Eduardo Suplicy na palestra "Renda básica universal: o que dizem os futuristas" no Festival Path Imagem: Marcelo Justo/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/12/2019 17h29

O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou hoje em vídeo no Instagram que já fez sua inscrição como pré-candidato à prefeitura de São Paulo. Suplicy já se candidatou para o cargo em 1985 (perdeu para Jânio Quadros) e em 1992 (quando foi derrotado por Paulo Maluf).

"Seguindo a recomendação de tantos amigos comuns e amigas que têm colaborado tanto comigo durante a vida política, quero informar que acabo de realizar minha inscrição no Partido dos Trabalhadores como pré-candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de 2020", disse o político de 78 anos.

"O significa que irei participar de debates com os demais pré-candidatos Carlos Zarattini, Jilmar Tatto, Alexandre Padilha, Paulo Teixeira e Nabil Bonduki. Estaremos colaborando com vocês e quero convidar todos vocês para estarem presentes nos debates que serão realizados de janeiro até março, quando então se realizará a prévia. Um grande abraço a todos vocês", completou.

Recentemente, Fernando Haddad, que foi prefeito da capital de 2013 a 2017, declarou que não quer concorrer às eleições do ano que vem.

"Não pretendo concorrer e não se trata de cálculo eleitoral ou de preservar para outras campanhas, até porque não acredito nisso. Mas não tenho essa pretensão de concorrer em 2020. Preciso realmente me reorganizar e de um fôlego para continuar colaborando, como eu venho colaborando com os partidos progressistas do Brasil", afirmou.

Segundo o Estadão informou no início de dezembro, Lula e PT articulam uma chapa para disputar a prefeitura liderada por Haddad, tendo a ex-prefeita Marta Suplicy como vice.

Sem partido desde que deixou o MDB, em agosto do ano passado, Marta tem dito a interlocutores que o retorno dela ao PT está praticamente descartado devido às resistências de setores da sigla. O maior entrave para a concretização da chapa, no entanto, é a resistência de Haddad a disputar a prefeitura pela terceira vez.