Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro compartilha vídeo em que Alexandre Garcia ironiza brasileiros

Do UOL, em São Paulo

03/02/2020 09h53Atualizada em 03/02/2020 11h28

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que o jornalista Alexandre Garcia, ex-TV Globo, ironiza a população brasileira.

No vídeo, o jornalista, que ministra uma palestra, sugere que se o Brasil trocasse de população com o Japão, viraria uma superpotência mundial em dez anos.

"Com esse sol, esse litoral, com esse subsolo, com esse clima, alguém teria dúvida de que os japoneses transformariam isso daqui em primeira potência do mundo em dez anos?", diz Garcia no vídeo.

Além disso, o jornalista deixa a entender que o Japão sairia perdendo com a ida dos brasileiros para lá.

"Lá, eu não quero pensar (risos da plateia). Lá não tem nenhuma riqueza mineral, zero riqueza de subsolo, litoralzinho, vulcões, terremoto, tsunami, duas bombas atômicas, solo que não dá para correr um trator assim mais de 20 metros. Lá, vamos esquecer", diz.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.