Topo

Esse conteúdo é antigo

Damares elogia Regina Duarte e diz ser feminista 'sem cabelo no sovaco'

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves - RENATO COSTA /FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves Imagem: RENATO COSTA /FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 11h40

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, elogiou a nova secretaria da Cultura, Regina Duarte, e disse que acredita que a atriz fará um bom trabalho no governo. Em entrevista à revista "Veja", ela também disse se considerar feminista, mas "sem ódio, sem o cabelo no sovaco".

Sobre Regina Duarte, a ministra afirmou que é "apaixonada" pela atriz e que ela veio com a proposta de unificar a cultura no país.

"Tem muita briga no Brasil. Ela tem sofrido ataques que eu sofri também. Vai responder com trabalho, como eu estou fazendo", declarou.

Damares também disse que as críticas direcionadas à nova secretária de Cultura é um "tremendo mal-entendido". No dia da posse de Regina Duarte, ela foi criticada pela ala olavista do governo após a exoneração de apoiadores de Olavo de Carvalho que trabalhavam na secretaria.

"O presidente deu carta branca a todos os ministros, mas sempre deixou claro: é para você escolher os seus, mas, se não estiverem alinhados, ele, Bolsonaro, terá o direito de veto. Não é contraditório, não. Afinal, o presidente tem o direito de não se sentir confortável e de opinar se aquela pessoa faz ou não parte da equipe", afirmou.

'Feminista sem cabelo no sovaco'

Questionada se considerava-se feminista, a ministra respondeu que sim, mas depende da definição dada ao termo.

"Se for defender a mulher do jeito que eu faço há 40 anos, mirando a segurança e a proteção dela, eu sou. A diferença fundamental entre mim e os movimentos feministas é que eu lido com as coisas falando de solidariedade, de amor. Sem a raiva, sem o ódio, sem o cabelo no sovaco", declarou.

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.