Topo

Esse conteúdo é antigo

Caiado diz que cargo de Weintraub não valida ironia com a China

Do UOL, em São Paulo

06/04/2020 23h54

O governador do Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), criticou o ministro da Educação, Abraham Weintraub por ironizar a China no Twitter por causa do coronavírus.

"Acho que o cargo não da espaço para esse tipo de ilação ou qualquer mensagem que possa colocar em dúvida a relação com outro país. Hoje o próprio Mandetta colocou que leu bastante o mito da caverna e ainda não está entendendo bem. Ainda temos ideologias sectárias nesse momento", opinou o governador.

Para Caiado, é o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que precisa repreender os integrantes do governo por declarações polêmicas como essa.

"É lógico que essas declarações não contribuem em nada, são infelizes, e que devem receber a reprimenda do presidente da República e pronto. O presidente é que fala para o país quando se tem qualquer dúvida de relação internacional. Nós não podemos abrir mão disso, de ter o comércio com a China", completou.

Hoje, Weintraub se defendeu. Ele afirmou em entrevista hoje à Rádio Bandeirantes que não foi racista e preconceituoso em sua publicação no Twitter — e que depois foi apagada — em que criticava a China usando o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica.

"Quem disse que eu sou racista, tem que provar que sou racista. Eu não sou racista. Pela minha origem familiar e pela origem pessoal", disse o ministro.