Topo

Esse conteúdo é antigo

Após vídeo sobre covid, rede social apaga conta de filho do presidente

Jair Renan (dir.) disse que houve "ânsia" de "atacar" seu pai - Evaristo Sá / AFP
Jair Renan (dir.) disse que houve "ânsia" de "atacar" seu pai Imagem: Evaristo Sá / AFP

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

01/05/2020 18h37Atualizada em 02/05/2020 14h48

A rede social de vídeos Twitch baniu a conta do quarto filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Jair Renan. A exclusão da conta ocorre um dia depois de ser divulgado que ele havia publicado um vídeo em que minimizava o coronavírus, chamando-o de "gripezinha", apesar de alertas médicos revelarem a gravidade da doença.

A assessoria de imprensa da Twitch disse ao UOL que houve violação a políticas da empresa, mas que o banimento não é eterno. "De acordo com nossas políticas de conduta de ódio, Renan Bolsonaro foi suspenso temporariamente da Twitch por comentários feitos em sua stream e o conteúdo foi removido."

Conhecido como "04", Jair Renan confirmou o banimento e reclamou que a rede social não suportou uma "brincadeira", que considerou "pesada", e que houve "ânsia" para atacar seu pai, o presidente.

"A ânsia de atacar alguém que afete o presidente da República é maior do que apurar uma simples piada e respeitar a liberdade de expressão", protestou ele, usando outra rede social

O termo "gripezinha" já havia sido utilizado pelo próprio presidente semanas atrás. A covid-19 matou mais de 6 mil pessoas no Brasil este ano. No mundo, foram mais de 200 mil mortes.

No vídeo divulgado antes, Jair Renan afirmara ainda que a covid-19 era algo passageiro: "Peguei, passou", disse o estudante de Direito. Não fica claro se a fala foi genérica ou se ele poderia ter contraído o coronavírus. A declaração aconteceu durante uma transmissão da partida de um jogo, "Player Unknown's Battlegrounds", no Twitch, em 20 de abril.

Hoje, ao tentar acessar a conta de Jair Renan no Twitch, o usuário encontrava uma mensagem de erro.

O Palácio do Planalto disse não quis comentar.

Filho do presidente questiona "limite" de "piadas"

Jair Renan disse que a rede social tolera ódio contra homens e meninos. "Interessante é que a rede social mantém perfis que disseminam claramente a misandria (ódio, o desprezo ou o preconceito contra homens ou meninos), mas não suportam uma brincadeira, por mais pesada que fosse", protestou.

"Gostaria de saber qual o limite de piadas e que a rede social Twitch, que tem o total poder sobre toda a liberdade de expressão, nos mostrasse o limite para que todos saibam até onde podem ir. Grande dia!"