Topo

Esse conteúdo é antigo

Apoiadores protestam contra STF e recebem aceno de Bolsonaro no Planalto

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília*

03/05/2020 12h05

Aglomerados em meio à Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto, em Brasília, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez na manhã deste domingo um protesto contra ministros do STF —principalmente Alexandre de Moraes e Dias Toffoli— e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Além disso, pedem o fim do isolamento social como forma de conter o novo coronavírus.

"Não apoiamos Doria, Maia, Witzel e Moro. Queremos trabalhar", disse um dos apoiadores em um carro de som.

Eles receberam um aceno do presidente Jair Bolsonaro, que desceu a rampa do Palácio do Planalto e realizou uma live. Ele disse que não vai mais admitir interferência em seu governo, e afirmou ainda que as "Forças Armadas" estão com o povo em meio a manifestações em Brasília contra ministros do STF e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

"Nós queremos uma independência verdadeira dos Três Poderes. Não vamos admitir interferência", disse. Não houve referência direta, mas na última semana Bolsonaro se queixou diretamente do papel do Supremo Tribunal Federal (STF), especificamente do ministro Alexandre de Moraes, na decisão de barrar liminarmente a nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal.

De mãos dadas com a filha caçula, Laura, o presidente chegou descer a rampa para acenar aos manifestantes.

Manifestantes acamparam na Esplanada

O Brasil registrou cerca de 96 mil casos de covid-19 e deve chegar hoje a mais de 100 mil pessoas contaminadas, com mais de 7.500 pessoas mortas. É dia de sol e calor em Brasília. Nas calçadas, ambulantes vendem bandeiras do Brasil. Muitas pessoas também circulam a pé e de bicicleta pela área.

A Polícia Rodoviária Federal acompanha a movimentação. A previsão é que sigam pela Esplanada até a Praça dos Três Poderes. Brasília tem registrado, até o momento, um número baixo de casos de contaminações e mortes por covid-19, porque boa parte da população tem respeitado as medidas de isolamento impostas pelo governo do Distrito Federal.

Nos últimos dias, porém, tem aumentado o número de pessoas circulando pela cidade, apesar de as estatísticas indicarem que o coronavírus ainda não chegou ao pico em nenhuma região do País. Em todos os locais, os números de casos e mortes são ascendentes.

Hoje Bolsonaro saiu do Palácio do Alvorada e visitou cidades de Goiás. Desrespeitando completamente todas as recomendações de isolamento social, o presidente causou aglomerações, abraçou pessoas e disse que as medidas de proteção são "uma irresponsabilidade".

* Com informações da Agência Estado