Topo

Esse conteúdo é antigo

Alcolumbre condena ataques a jornalistas em ato: 'Agressão à democracia'

16.jul.2019 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista a jornalistas - Marcos Brandão/Senado Federal
16.jul.2019 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), concede entrevista a jornalistas Imagem: Marcos Brandão/Senado Federal

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 18h55Atualizada em 06/05/2020 19h03

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), condenou hoje as agressões sofridas por profissionais do jornal O Estado de S.Paulo que cobriam uma manifestação pró-Bolsonaro em Brasília, no último domingo (3). No Twitter, Alcolumbre disse que os ataques são lamentáveis e também agridem a democracia.

"O enfrentamento a todo momento é prejudicial a todos. Agressões às instituições não tolerarei. Sempre me mantive com respeito, e agressão às instituições é agressão à democracia", escreveu o senador.

Em outro tuíte, Alcolumbre equiparou as agressões aos jornalistas a agressões a liberdade de expressão e demonstrou sua solidariedade, seu apoio e seu repúdio aos agressores, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Toffoli também repudia agressões

Dias Toffoli - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Mais cedo, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, também repudiou os ataques aos profissionais do Estadão. Na abertura da sessão plenária, Toffoli disse que, junto aos jornalistas, também foi agredida a democracia e que os ataques são "lamentáveis e intoleráveis".

"Foram agredidos profissionais e, assim, também foi agredida a democracia. Em nome da Corte, queria deixar registrado o nosso repúdio a todo e qualquer tipo de agressão aos profissionais de imprensa. Sem imprensa livre, não há liberdade de expressão e de informação. Sem imprensa livre, não há democracia", defendeu o ministro.

Ele ainda creditou à imprensa grande parte dos avanços conquistados desde a promulgação da Constituição atual, em 1988. Segundo o presidente do STF, os jornalistas ampliaram "as fronteiras do acesso à informação" e têm realizado "um trabalho de excelência" durante a pandemia do novo coronavírus.

"Mais do que nunca, é momento de união. Devemos prestigiar a concórdia, a tolerância e o diálogo, bem como exercitar a solidariedade e o espírito coletivo. As divergências existem, pois elas são naturais na democracia. Como disse a filósofa Hannah Arendt —-e como venho reverberando—, o poder que não é plural é violência", acrescentou Toffoli.