Topo

Esse conteúdo é antigo

Heleno é flagrado sem máscara em supermercado e se justifica: "Me distraí"

Hanrrikson de Andrade e Herculano Barreto Filho

Do UOL, em Brasília e no Rio

09/05/2020 10h47Atualizada em 09/05/2020 16h34

O chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, foi flagrado enquanto circulava sem máscara por um supermercado do Plano Piloto de Brasília e, ao ser abordado por um homem, justificou-se: "Me distraí... Tocou o telefone".

Posteriormente, o ministro do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou o item de proteção.

9.mai.2020 - General Heleno é flagrado sem máscara em supermercado de Brasília - Reprodução - Reprodução
Heleno circulava sem máscara por supermercado de Brasília
Imagem: Reprodução

A cena foi filmada pelo rapaz que abordou o general e enviada à reportagem do UOL. Na versão da testemunha, as imagens foram gravadas ontem (8) à noite. O GSI foi procurado na manhã de hoje e ainda não respondeu se irá ou não se manifestar em caráter oficial.

Heleno foi diagnosticado com coronavírus na segunda quinzena de março após viajar aos Estados Unidos com uma comitiva presidencial. Ele ficou isolado, segundo o próprio, por quase 14 dias. O ministro tem 72 anos e faz parte do chamado "grupo de risco", de acordo com as observações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Item obrigatório

Decreto publicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determina que o uso de máscara é obrigatório no estado. A regra vale para as vias e espaços públicos, transportes públicos coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço.

A medida está em vigor desde o dia 30 de abril. De acordo com a legislação sanitária, o descumprimento da norma pode ser punido com multas a partir de R$ 2.000. A multa só será cobrada, porém, a partir da próxima segunda-feira (11).

'Você é jornalista?'

Indagado pelo autor das imagens sobre o fato de estar sem máscara, Heleno respondeu que se distraiu ao sair do carro. "Eu saltei do carro, tocou meu telefone, a máscara estava no bolso... Só isso".

O ministro questionou se o interlocutor era um jornalista no exercício da função, mas o homem se recusou a responder e alegou que se tratava de um direito. Na sequência, houve um breve momento de irritação entre as partes e a conversa foi interrompida.

Ainda de acordo com o autor do vídeo, o flagra ocorreu em um "horário de pico do supermercado". Ele afirmou que "todos usavam máscaras" e "mantinham a distância recomendada".