Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro apresenta PL para anistiar multados em rodízio em SP

11.mai.2020 - Registro do primeiro dia do novo rodízio de veículos em São Paulo - Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo
11.mai.2020 - Registro do primeiro dia do novo rodízio de veículos em São Paulo Imagem: Paulo Lopes/BW Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

24/05/2020 09h17

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) apresentou uma proposição de um PL (Projeto de Lei) que pretende anistiar pessoas que foram multadas na capital paulista durante um rodízio estendido criado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) como tentativa de reduzir o fluxo de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Nas redes sociais, o deputado filho do presidente escreveu: "Entrei com o projeto de lei 2795/2020 anistiando quem foi multado, seja por abrir o comércio ou furar o rodízio irresponsável de Bruno Covas. Deputados estaduais e vereadores que quiserem podem replicar este PL em suas esferas."

A proposta do PL é anistiar "as multas aplicadas a todos estabelecimentos comerciais cujas atividades foram classificadas como essenciais e não essenciais, incluindo, por exemplo, shoppings centers, comércios, quiosques, vendedores ambulantes, no período compreendido de 11 de maio de 2020 até o término do decreto".

O rodízio estendido para toda a capital paulista, durante o dia inteiro, que dividia carros entre os finais da placa, durou de 11 a 17 de maio. O modelo, no entanto, foi suspenso depois de não ajudar a melhoras as taxas de isolamento na cidade.

Decretado para incentivar o isolamento social, o novo rodízio logo foi alvo de críticas e questionamentos na Justiça. Um dos problemas mais citado foi o fato de que o sistema acabou gerando aglomerações nos transportes públicos.

Procurada, a Prefeitura de São Paulo não se manifestou sobre a proposta do deputado até esta publicação.