Topo

Esse conteúdo é antigo

Entrevista de Haddad deve ir ao ar, mas clima no SBT é que tudo pode mudar

8.fev.2018 - Fernando Haddad discursa durante primeiro dia de evento em comemoração aos 40 anos do PT no Rio de Janeiro (7.fev.2018)  - Carlos Santtos /Fotoarena/Folhapress
8.fev.2018 - Fernando Haddad discursa durante primeiro dia de evento em comemoração aos 40 anos do PT no Rio de Janeiro (7.fev.2018) Imagem: Carlos Santtos /Fotoarena/Folhapress

Marcelo Oliveira

Do UOL, em São Paulo

24/05/2020 19h11

Resumo da notícia

  • Jornalistas do SBT afirmam que entrevista de Haddad continua prevista para ser exibida pelo canal
  • Contudo, clima na redação da emissora é de que tudo pode mudar a qualquer momento
  • UOL revelou que Silvio Santos pediu que o SBT Brasil de ontem não fosse exibido por razões políticas
  • Hoje, vídeo da reunião ministerial deverá ser exibido por Silvio Santos em seu programa

A entrevista de Fernando Haddad, PT, que disputou e perdeu o segundo turno contra Jair Bolsonaro (sem partido), segue programada para ir ao ar à meia-noite deste domingo (24), no programa Poder em Foco, comandado pelo jornalista Fernando Rodrigues, no SBT. Contudo, o clima na emissora é que tudo pode mudar.

Ontem (23), o empresário e apresentador Sílvio Santos, dono do SBT, telefonou para o jornalismo da emissora mandando que fosse tirado do ar o "SBT Brasil", o principal jornalístico da emissora, conforme divulgou o colunista do UOL, Maurício Stycer.

De acordo com a apuração de UOL, a motivação teria sido política.

Silvio telefonou para a redação

Segundo jornalistas do SBT ouvidos pela reportagem do UOL, Silvio ligou para a redação pedindo que não fosse exibido nenhum conteúdo relacionado à divulgação da reunião presidencial de 22 de abril, cujo vídeo havia sido liberado na sexta-feira pelo ministro Celso de Mello.

A redação tentou argumentar que o vídeo ainda era o principal assunto do dia no sábado (23). O "patrão", então, teria dito que "já que não pode tirar, que é o assunto do dia, então não tem jornal". No ar desde agosto de 2005, o "SBT Brasil" nunca havia deixado de ir ao ar. Não houve qualquer aviso ao espectador sobre a mudança na grade de ontem.

Reprise no lugar

No lugar do jornalístico foi exibida uma reprise do programa Triturando. O SBT Brasil era o único jornalístico na grade da emissora no último sábado.

Os jornalistas do SBT relatam que o clima na emissora é péssimo. "A redação está escangalhada [arruinada]", disse um profissional. Outra pessoa ouvida pela reportagem ao ser indagada se ainda trabalhava na emissora, respondeu: "Não sei. Tudo pode acontecer", ironizando a situação.

Haddad ironiza situação

Hoje, sabendo da situação na emissora, Haddad retuitou um tuíte seu em que divulgava a entrevista e comentou que tem dúvida sobre se a entrevista que concedeu a Fernando Rodrigues será exibida.

No site Poder 360, de Fernando Rodrigues, reportagem anuncia a exibição do programa com Haddad pelo SBT.

SBT deve exibir íntegra do vídeo da reunião hoje

Após a decisão de ontem, o clima é mais confuso ainda, com a informação, também divulgada pela coluna de Stycer no UOL, que Silvio Santos exibirá o vídeo completo da reunião em seu programa.

A informação, ontem, na redação do SBT, é que a íntegra será exibida. Segundo o deputado Fabio Faria (PSD-RN), marido de uma das filhas de Silvio, Patrícia Abravanel, o apresentador tem a intenção de exibir a gravação. A avaliação do dono da emissora seria que a exibição da íntegra é benéfica ao presidente.