Topo

Esse conteúdo é antigo

Gilmar Mendes: tentativa de impedir Bolsonaro de governar é 'lenda urbana'

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal - Kleyton Amorim/UOL
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/06/2020 11h29Atualizada em 19/06/2020 15h29

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou hoje que supostas tentativas de impedir Jair Bolsonaro (sem partido) de governar, pregadas por aliados e apoiadores do presidente, são uma lenda urbana. O ministro disse ainda que visitou o general Edson Leal Pujol, chefe do exército, para explicar isso a ele.

"Eu estive esses dias com o comandante do exército, o general Pujol, porque há uma lenda urbana que as instituições estariam impedindo o presidente de governar", disse Gilmar à rádio Bandeirantes nesta manhã.

O ministro disse que alguns militares dão curso a esse ponto de vista, que ele classifica como "lenda urbana". Isso o teria motivado a se encontrar com o general.

"Como se fosse uma conspiração, uma tentativa de impedir o governo de fazer o seu caminho. Eu quis explicar que essas limitações fazem parte da democracia constitucional", afirmou Gilmar.

Despedida de Weintraub

O ministro também falou sobre a saída de Abraham Weintraub do comando da Educação. Ontem, Weintraub anunciou sua saída da pasta em um vídeo ao lado de Bolsonaro e disse que terá um cargo no Banco Mundial.

"Acho que vai ser bom para o relacionamento que nós temos que manter entre a alta cúpula, os órgãos institucionais", disse Gilmar. "Mas, considerando o mau desempenho do ministro, não são poucos os que dizem que ele foi o pior ministro da educação da história do Brasil."

Gilmar também comentou a escolha de um novo nome para assumir o Ministério e considerou que é o momento de escolher alguém reconhecido.

"Agora tem-se a chance de ocupar o Ministério da Educação com um bom nome, um grande nome, que seja reconhecido, afinal nós temos um imenso desafio, um imenso déficit na área da educação", disse ele.