Topo

Esse conteúdo é antigo

Advogada assume plágio em artigo jurídico e pede desculpas a Moro

Beathrys Ricci Emerich, advogada - Reprodução
Beathrys Ricci Emerich, advogada Imagem: Reprodução

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

27/06/2020 14h37

A advogada Beathrys Ricci Emerich publicou hoje uma nota de esclarecimento em que assume toda a responsabilidade pelo plágio em um artigo jurídico assinado por ela e pelo ex-ministro Sergio Moro.

O texto, publicado este ano no site da revista Relações Internacionais no Mundo Atual, da Unicuritiba, tratava de lavagem de dinheiro do crime organizado por meio do pagamento a advogados.

Já o artigo do advogado criminalista Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos foi escrito em novembro de 2019 para o site especializado Conjur.

Ao UOL, Moro encaminhou nota admitindo o plágio, mas responsabilizando a advogada, a quem orienta em uma pós-graduação.

"A redação é basicamente da orientanda. Consultando a aluna, ou a orientanda, ela admitiu que houve cópia de dois trechos curtos no trabalho, sem a necessária citação de autoria, motivo pelo qual se pede escusas pelo inconveniente", disse o ex-juiz.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), em Brasília  - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ex-ministro Sérgio Moro
Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Depois da polêmica, a advogada divulgou uma nota oficial em que assume a responsabilidade e pede desculpas a Moro.

"A redação do artigo foi minha e, infelizmente, acabou acontecendo a falha metodológica consistente na ausência de citação do ilustre autor Dr. Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos", afirmou.

Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de vinte outros autores.
Beathrys Ricci Emerich, advogada

Ela disse que "pediu escusas" ao autor do trabalho, "as quais foram aceitas". A nota, no entanto, pede desculpas especialmente ao ex-ministro.

Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas ao Professor Sergio Moro, bem como à instituição de ensino
Beathrys Ricci Emerich, advogada

Advogado quer retratação

Ao UOL, Lemos disse que ficou "chocado" quando começou a ler o artigo, que encontrou acidentalmente na internet.

"Esse texto tinha transcrições literais do meu texto", diz Lemos. "Esse é um assunto que eu pesquiso há muitos anos."

O advogado ainda estuda se processa o ex-juiz, mas espera, pelo menos, uma retratação pública por parte dele, como fez a advogada.

"Eu ainda estou avaliando se processo", disse. "Fiquei chateado por não ter tido reconhecimento. Gostaria de ter sido citado porque foi uma transcrição literal, como se a ideia tivesse partido da cabeça dele."

A gente fica triste. Estou analisando o que posso fazer em relação a isso. Gostaria de no mínimo de uma retratação e reconhecimento porque é trabalho escrever um artigo. É objeto de pesquisa, algo que eu venho estudando há anos.
Marcelo Augusto Rodrigues De Lemos, advogado

Sobre Moro, o advogado disse não ter "nada pessoal contra ele".

"Temos divergências em relação ao modo como foram operacionalizados alguns processos quando ele era juiz, mas isso é normal."