Topo

Schelp: Governo não tem força nem para segurar nomeação de ministro

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 04h00

A recente saída de Carlos Alberto Decotelli do Ministério da Educação antes mesmo de tomar posse mostra como o governo Jair Bolsonaro está enfraquecido. Essa é uma das conclusões levantadas no podcast Baixo Clero #46, do UOL, pelos jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan e a apresentadora, Carla Bigatto.

A opinião de Diogo Schelp foi precisa. "O fato de Decotelli ter caído demonstra a fraqueza do governo Bolsonaro. Se fosse no começo do governo, Bolsonaro talvez tivesse força de ter segurado as pontas. O fato de Bolsonaro ter aberto mão de Decotelli agora, em que ele busca uma agenda positiva, realmente, mostra um momento de fraqueza", disse. (ouça no arquivo acima a partir do minuto 9:00)

No mesmo sentido, Trevisan analisa que, nomeando Decotelli, o presidente pensou que conseguiria amenizar as críticas ao governo. Mas, não teve sucesso.

"Escolher um homem negro moderado tem a ver com o momento político delicado do presidente. Bolsonaro estava escolhendo um perfil que não desse alarde. Também tem o fato dele ser um homem negro, que se inclui na estratégia de Bolsonaro tentar negar que é um racista", concluiu a jornalista. (ouça a partir do minuto 5:00)

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.