Topo

Esse conteúdo é antigo

Rodrigo Maia lamenta morte do "grande amigo" José Mentor

O ex-deputado José Mentor (PT-SP) - Reprodução/Facebook
O ex-deputado José Mentor (PT-SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 11h24

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lamentou a morte do "grande amigo" José Mentor (PT). O ex-deputado federal morreu na madrugada de hoje, em São Paulo, aos 71 anos de idade após ter contraído o novo coronavírus.

"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento de um grande amigo, o ex-deputado José Mentor", escreveu Maia em uma rede social. "Infelizmente, ele foi mais uma vítima da covid-19."

Maia contou que, além de deputado, "Mentor foi um grande advogado, referência nas discussões jurídicas em relação a diversas propostas legislativas".

Muito atuante na CPI do Banestado, que foi relator, e eu, vice-presidente. Deixo meu abraço aos familiares e minha solidariedade neste momento tão difícil.
Rodrigo Maia, presidência da Câmara dos Deputados

Pela manhã, o irmão do deputado, Antonio Mentor, postou uma mensagem sobre o falecimento.

Ficou na UTI por 12 dias

O ex-deputado estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) havia 12 dias. Um dos fundadores do PT, José Mentor, que também era advogado, foi deputado federal por quatro legislaturas, entre 2003 e 2019.

Nas últimas eleições, em 2018, recebeu 55.022 votos e não conseguiu a reeleição. Também foi vereador em São Paulo por três vezes e deputado estadual.

O nome do ex-deputado foi citado em dois escândalos de corrupção: o Mensalão, em 2005, e o Petrolão, em 2014. Ele foi denunciado pelo então Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal, em inquérito da Lava Jato, em 2017, por corrupção e lavagem de dinheiro.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) também prestou homenagem: