PUBLICIDADE
Topo

Baixo Clero: Governo trata como terrorista quem se identifica com esquerda

Do UOL, em São Paulo

31/07/2020 04h00

No podcast Baixo Clero #50, o time de jornalistas composto por Carla Bigatto, Diogo Schelp e Carolina Trevisan conversam com o colunista do UOL Rubens Valente, que noticiou o caso do "dossiê antifascistas".

A reportagem mostra uma investigação elaborada pelo Ministério da Justiça com a intenção de monitorar servidores federais e estaduais e professores universitários críticos do governo de Jair Bolsonaro.

Rubens Valente explicou que essa apuração não corre como uma investigação clássica. "Não é submetida a um Ministério Público ou a um juiz. É uma apuração interna, administrativa, da própria secretaria vinculada ao Ministério da Justiça", explicou. (ouça a partir do minuto 15:00)

O jornalista contou que está há três anos apurando esse caso e que, até agora, não recebeu explicações do governo sobre os motivos da investigação. "É importante frisar: não sabemos quais ferramentas eles usam. Que tipo de bancos de dados a secretaria de inteligência do Ministério da Justiça dispõe?".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Política