Topo

Schelp: Eleição para presidente da Câmara explica racha no Centrão

Do UOL, em São Paulo

01/08/2020 04h00

No podcast Baixo Clero #50, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan analisaram o cenário político após o "racha" entre políticos do Centrão na Câmara dos Deputados.

Na opinião de Schelp, a próxima eleição para a presidência da Câmara será decisiva para a formação de um novo bloco de centro e explica o atual racha.

"Esse centrão que ainda permanece tem cerca de 150 cadeiras. Ainda é algo importante. Mas, de fato, o DEM (Democratas) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) tinham uma postura que poderia variar dependendo da pauta. Então, a coisa só vai começar a se definir quando chegar perto das eleições presidenciais ou antes, em 2021, quando vai ter a escolha do novo presidente da Câmara". (ouça a partir do minuto 31:00)

Trevisan concorda e complementa. "O que é interessante para mim é que era como se o centrão fosse um bloco e ele fosse meio turvo. A partir do momento em que o MDB e o DEM se afastam e colocam como diferente do bloco isso fica mais transparente e é mais fácil para o eleitor entender o que está acontecendo".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.