PUBLICIDADE
Topo

Política

Trevisan: Postura de Bolsonaro abre vácuo para adversário de centro

Do UOL, em São Paulo

13/09/2020 04h00

A campanha eleitoral para 2022 já começou e o mapa ideológico dos possíveis candidatos está ganhando forma. No podcast Baixo Clero #56, a jornalista Carolina Trevisan, junto com Carla Bigatto e Diogo Schelp, traçou um possível cenário para as próximas eleições presidenciais.

Para isso, Trevisan analisa a atual base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). "Temos os [apoiadores] clássicos, que correspondem a 10%, majoritariamente homens, de classe alta, antissistema. O segundo grupo, que também é de classe A e B, são liberais e ainda acreditam na questão liberal da economia neste aspecto: homens e mulheres de 40 anos, que são anitpetistas".

O terceiro grupo, segundo ela, corresponde à classe C e é formado por homens e mulheres que vivem em pequenas e grandes cidades e são evangélicos — 10% dessa base. Por fim, a classe D e E, impulsionadas pelo auxílio emergencial, são a maior parte [da base de apoio] e correspondem a 12% do total. "Mas reage de maneira pragmática ao que o governo faz", conclui.

"Um outro grupo é ex-bolsonarista, antipetista e lava-jatista. Para eles, [o ex-juiz e ex-ministro Sergio] Moro seria o candidato à presidência. Mas a disputa tem um vácuo que vai se abrindo a depender de como Bolsonaro de comporta. São antipetistas que não querem Lula, Bolsonaro ou Moro, uma centro-esquerda que não definiu ainda quem vai apoiar." (ouça a partir do minuto 12:00)

Um outro ponto levantado pela colunista é que a campanha eleitoral com partidos políticos tradicionais parece ter ficado no passado.

"Temos Jair Bolsonaro sem partido, Moro sem partido e [o apresentador Luciano] Huck sem partido. É interessante para entender que a política partidária perdeu a importância para a população. A população não está preocupada com partido", disse, ressaltando que, em pleitos presidenciais, têm maior vantagem os candidatos mais facilmente reconhecidos nacionalmente..

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Política